História Geral – Conhecendo a Cultura Romana

Assim como a grega, a cultura romana teve grande influência em diversas regiões do mundo, e também é muito importante para a compreensão da civilização em si, portanto esta será o tema deste artigo.

Em relação às artes, Roma se destacou muito na escultura e na arquitetura. Sua escultura, ao contrário da grega, não era idealizada, mas prezava pela perfeição de forma realista, e algumas de suas principais obras são o Augusto de Prima Porta, os relevos da Coluna de Trajano, que representa a guerra contra os Dácios em uma sequência que percorre toda a coluna, além de diversas representações dos governantes em bustos.

Já na arquitetura, os romanos se destacavam em diversos tipos de construções. Os arcos do Triunfo, por exemplo, eram construídos para representar uma vitória militar. Alguns dos mais importantes são o Arco de Tito, que refere-se à conquista de Jerusalém, e o Arco de Constantino.

Outra grande construção romana foi o Coliseu, que caracteriza a Política do Pão e Circo, em que o Estado promovia a distribuição de alimento e realizava eventos que divertiam e distraiam a população e, deste modo, esta não fazia revoltas ou criticava o governo. Além disso, construíram também grandes igrejas, com arcos e abóbadas de difícil edificação; palácios; circos; aquedutos e estradas.

Houve também um grande desenvolvimento literário. O maior poeta romano foi Virgílio, que compôs Eneida, a qual narra a história de Eneias, um semideus sobrevivente da Guerra de Troia. Destacaram-se também Horácio, Cícero e Ovídio.

Sua religião também era politeísta – crença em mais de um Deus – com deuses iguais aos gregos, porém com nomes diferentes. Júpiter corresponde ao deus grego Zeus, Netuno a Poseidon, Vênus a Afrodite, Marte a Ares, Diana a Ártemis, Febo a Apolo, Mercúrio a Hermes etc.

Assim como a da Grécia, a cultura romana também está presente na literatura estudada para os vestibulares e Enem, o que a torna muito importante na compreensão dos textos e, consequentemente, das questões do assunto.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *