História Geral – A Idade da Pedra (Paleolítico, Mesolítico e Neolítico)

Neste artigo estudaremos o início da jornada do homem na Terra, assunto que faz parte do conteúdo programático de Ciências Humanas do Enem. O processo de hominização decorreu de um entendimento das transformações genéticas que permitiram o surgimento do homo sapiens, espécie da qual somos representantes.

Foi um processo lento, que durou aproximadamente vinte milhões de anos e teve início no continente africano. Podemos considerar que o fóssil mais antigo de um hominídeo foi encontrado no deserto da Etiópia, em 1974.

As dificuldades climáticas e a busca de novas áreas para exploração por uma população que crescia fizeram com que o homo sapiens africano atingisse a Europa e a Ásia, por volta de 45 mil anos atrás.

Juntamente com o processo de hominização, desenvolveu-se o de humanização, que corresponde ao aspecto fabricante do hominídeo. Além dos aspectos biológicos, eles desenvolveram elementos da cultura necessários à sua sobrevivência. Isso marca uma diferença essencial entre o homem e os outros animais.

As chamadas Idades da Pedra são consideradas expressões do caráter fabricante do homem e foram denominadas Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Vejamos um pouco mais sobre cada uma delas.

Paleolítico

Nesta idade o homem passou a produzir utensílios que o ajudavam em sua sobrevivência. Esse período é subdividido em Paleolítico Inferior, Médio e Superior.

Os grupos humanos vagavam em busca de alimentos e já desenvolviam instrumentos que permitiam a caça, a pesca e a coleta, como machados de mão, pontas de lança e facas de vários tamanhos, e eram utilizados também para a defesa em relação a possíveis predadores.

Eram nômades e vivam em pequenos grupos, em cavernas ou em acampamentos construídos com materiais orgânicos, como folhas, galhos, troncos e cascas de árvores. É do Paleolítico o uso do fogo, além de um possível desenvolvimento de uma linguagem fundada na oralidade.

Eles desenvolveram representações nas paredes das cavernas, onde registravam o seu cotidiano. A essas representações denominamos pinturas rupestres.

Mesolítico

Neste período, que teria ocorrido após a última Era Glacial, por volta de 8000 a.C., houve um aumento de temperatura e as chuvas favoreceram o aparecimento de florestas.

Grandes animais cederam espaço a seres menores na Eurásia, alterando o padrão de caça e de coleta dos grupos humanos. Vara, arco e flecha eram parte das novas ferramentas produzidas pelo homem.

Neolítico

No período Neolítico, as pedras polidas foram utilizadas como ferramentas. Este período foi decisivo para o surgimento de um modelo de civilização. Das pinturas rupestres o homem passou para a arte cerâmica, imprimindo ao mundo uma ideia de modelagem, de capacidade de atuação humana.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *