Guia de Profissão 2013: Ciências Sociais

Ciências Sociais é um ramo da ciência que tem como objetivo estudar os aspectos sociais do mundo humano. Em outras palavras, conhecer a vida social de indivíduos e grupos humanos.

Assim sendo, podemos dizer que o cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Esse profissional analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões.

Quanto à carreira, a mesma está dividida em três grandes áreas: ciência política, antropologia e sociologia. Essas subdivisões permitem que o cientista político atue em um vasto leque de setores da sociedade, como educação, saúde, participação política, transporte e vários outros setores.

 

Média Salarial inicial
Segundo a Federação Nacional dos Sociólogos, o salário médio inicial é de R$ 3.270,00.

 

Onde estão os melhores cursos?
Segundo o Guia dos Estudantes 2013, estes são os melhores cursos de Ciências Sociais do país.

 

Entrevista

Para conhecer mais sobre as possibilidades de um cientista político e sobre o curso de ciências sociais, convidamos para uma entrevista Thayse Zambon Barbosa Aragão, graduada em 2010 no curso de Ciências Sociais (Bacharel em Ciência Política e Licenciatura) pela UNICAMP, e mestra (2013) em Ensino de Ciências e Matemática, também pela UNICAMP.

1- Porque escolheu o curso de Ciências Sociais?
A escolha por seguir a carreira de Cientista Social se deu a princípio por acaso. Aos 17 anos cheguei a prestar vestibular para outras áreas, como arquitetura e midialogia, além de Ciências Sociais, como a maior parte dos vestibulandos sofri bastante com a dúvida de qual carreira seguir. No entanto, comecei a cursar Ciências Sociais na Unicamp e em poucos meses já estava apaixonada pela área e certa de que esse seria o curso correto para mim. Enfim, o que me motivou a escolher esse curso foi a afinidade com os temas abordados pela área e o que me fez permanecer nele foi descobrir que ele me acrescentaria muito mais do que eu poderia imaginar antes de começar a fazer o curso de fato.

2 – O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo.
O curso de Ciências Sociais tem fama de ser um curso fácil, o que é uma mentira. A carreira de Cientista Social não é fácil e isso já se inicia no curso. Mesmo hoje em dia onde a sociologia está muito mais presente na escola no formato de disciplina, os conteúdos abordados na faculdade, no curso de Ciências Sociais, são bastante diferentes do que os calouros esperam. No meu caso foram diferentes para melhor, mas isso não é para todos. Muitas pessoas desistem do curso, o principal motivo é porque o curso aborda temas sobre a sociedade e suas relações que modificam a visão que se tem do mundo e isso pode ocasionar conflitos internos que alguns preferem evitar. Tais dificuldades unem-se à carga de leitura muito grande e caracterizam-se como os principais desafios do curso. Porém, são essas dificuldades que tornam o curso tão apaixonante, estudar e entender mais de nós e do mundo ao nosso redor é verdadeiramente fascinante.

3 – Como é exercer a profissão de cientista social? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
A profissão de Cientista Social costuma envolver muita pesquisa e por conseguinte a produção de análises e relatórios. As pesquisas realizadas por Cientistas Sociais, seja no setor público ou no setor privado, são bastante variadas, algumas envolvem idas a campo, outras um serviço mais burocrático. Há também outras possibilidades como a de atuar como professor de sociologia, já que em alguns estados essa disciplina já possui carga horária obrigatória. Contudo, o campo de atuação do Cientista Social é muito amplo, não resumindo-se a pesquisa e a licenciatura. Minha rotina está ligada a uma dessas outras possibilidades, atualmente eu atuo na Educação Não Formal, trabalhando com crianças de 3 a 10 anos desenvolvendo oficinas culturais e educativas. No entanto, já atuei também na pesquisa e como professora de sociologia, e em todos os casos a rotina existe, mas traz sempre novidades, pois nas Ciências Sociais lidamos com a sociedade e com pessoas de modo dinâmico.

4- Neste momento econômico, qual a sua opinião em relação ao mercado de trabalho e as oportunidades para os profissionais da sua área?
Durante muito tempo o campo de atuação do Cientista Social resumia-se ao setor público, hoje esse quadro mudou bastante. Apesar de ainda existirem muitas oportunidades no setor público para Cientistas Sociais, o setor privado vem reconhecendo cada vez mais a importância desse profissional. Mesmo havendo oportunidades de trabalho a carreira acadêmica também é bastante desejada por Cientistas Sociais, uma vez que a pesquisa é essencial para a atuação na área. É importante ressaltar, contudo, que atualmente o mercado de trabalho para o Cientista Social está “aquecido”, isso acontece, pois a disciplina de sociologia está cada vez mais presente na educação básica e o licenciado em Ciências Sociais é o profissional responsável por ela. Desse modo vejo as Ciências Sociais como uma possibilidade de carreira que só tem a crescer e ganhar espaço no mercado de trabalho.

5 – Quais as principais características que você acredita serem necessárias para aqueles que cursam Ciências Sociais e/ou exercem a profissão?
Para ser Cientista Social é necessário querer mudar o mundo. Pode parecer romântico, mas essa afirmação dita por um professor da faculdade é verdadeira. Um Cientista Social deve adorar ler e pesquisar, mas é essencial que tenha fascínio pela sociedade, curiosidade para entender suas relações políticas e culturais e acima de tudo vontade de modificar o que parece errado e injusto no mundo. Para um Cientista Social não basta o conhecimento, é necessário motivação para a ação.

6- Gostaríamos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão. Fique a vontade!
Eu indicaria a todos que cursassem Ciências Sociais, seja para seguir a profissão ou apenas pelo conhecimento. As reflexões propostas no curso de Ciências Sociais me parecem essenciais, todos que almejam entender mais do mundo ao seu redor podem se dar bem nesse curso. No entanto é preciso ter claro que esse não é um curso em que o sucesso financeiro e a remuneração alta é garantida, mas sim uma profissão que é seguida por afinidade, paixão e que de fato mudará sua vida e porque não, o mundo.

 

Ainda não está certo de sua decisão? Então dê uma olhada nestes blogues e sites sobre a profissão, nossas indicações podem clarear um pouco mais e lhe ajudar em sua escolha! E não se esqueça que na próxima semana traremos outra carreira no ¨Guia de Profissão 2013¨ do Portal infoEnem!

http://blogdascienciasociais.blogspot.com.br/

http://cstextos.wordpress.com/

http://ateliedecienciasocial.blogspot.com.br/

http://portal.anpocs.org/portal/

http://transversandonascienciassociais.blogspot.com.br/

http://caminhosdasociedade.wordpress.com/

 


*A equipe infoEnem agradece a Cientista Social Thayse Zambon Barbosa Aragão, que atendeu ao nosso pedido e forneceu esta bela entrevista.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




3 Comentários

Anthony Cardoso

Olá, Matheus e Fernando. Agradeço a indicação do meu blog; é uma honra poder colaborar para os estudantes que estão em busca de um curso superior de qualidade, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. O meu blog trata principalmente da área em questão, não há um assunto específico, há postagens dos mais diversos assuntos como juventude, sexualidade, religião, política, Marxismo, guerra etc. Há uma coluna “Leitura de Hoje” no qual abordo introdutoriamente um livro que leio, tanto de ciências sociais quanto de literatura, que é a minha segunda paixão e que me inseriu no mundo da leitura.

Sobre o artigo, ele foi muito elucidador, a entrevista trata muito bem dos prós e contras que toda profissão oferece e sim, o curso traz uma ponta de idealismo porque o cientista social ao compreender como é o funcionamento e os mecanismos que formam a sociedade, passa da mera ideia de que “algo está errado” para colocar em prática os seus conhecimentos, seja na sala de aula ou em outro setor.

Parabéns pelo site e pelo post!

Anthony Cardoso

Responder

Jonatan

Olá, vcs poderiam postar sobre o curso de administração?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *