Guia de Profissão 2013: Arquitetura e Urbanismo

Podemos dizer que a arquitetura estuda maneiras de projetar e organizar espaços (tanto internos quanto externos), de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Dessa forma, o arquiteto projeta (e coordena) construções ou reformas de prédios, sempre visando a segurança, a manutenção e a regulamentação do imóvel.

Esse profissional faz a planta e escolhe os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração diversos fatores, como uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Juntamente com o engenheiro, acompanha toda construção, gerenciando os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra.

Já como urbanista, tem a função de planejar, estudar e acompanhar o crescimento de cidades e bairros, respondendo pelo seu desenvolvimento e pelo equilíbrio ambiental.

Outra opção é atuar como pesquisador e professor universitário.

 

Média Salarial inicial
Segundo o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, o salário médio inicial é de  R$ 3.732,00 por 6 horas diárias.

 

Onde estão os melhores cursos?

De acordo com o Guia dos Estudantes 2013, estes são os 6 melhores cursos de Arquitetura do Brasil.

* lista em organizada por estado e ordem alfabética

 

Entrevista

Para saber mais sobre as oportunidades desse profissional, convidamos para uma entrevista a arquiteta Rosangela Tomirotti, graduada em 1987 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCAMP. Rosangela trabalha como autônoma, em projetos residenciais, comerciais e industriais, bem como na elaboração de cronograma físico-financeiro para financiamento pela Caixa Econômica Federal.

1- Porque escolheu o curso de Arquitetura?
Anteriormente me formei em Educação Artística, onde tive contato maior com desenhos em geral, artes plásticas ,fotografia e artes cênicas. Fiz curso paralelo em desenho arquitetônico e estagiei em escritório de engenharia tendo oportunidade de acompanhar obras e desenvolver projetos. Fiquei encantada e realmente me encontrei nessa profissão. Voltei para a faculdade e fiz mais 5 anos de Arquitetura e Urbanismo.

2 – O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo.
Gostei muito do curso, claro que tinha matérias que eu gostava menos e algumas não uso até hoje, mas tudo foi válido.
A maior dificuldade era para fazer os trabalhos, como por exemplo para execução das maquetes, precisávamos comprar o material que só tinha em algumas “lojinhas” perdidas nos bairros de Campinas de difícil acesso. Também os trabalhos de Urbanismo muitas vezes nos deslocavam para a USP/SP, a fim de conseguirmos os livros com as informações necessárias. Sem contar que os desenhos eram feitos na prancheta com grafite 2B e depois passava tudo à nanquim e escrevia com o normógrafo. Cada alteração de projeto era necessário desenhar tudo novamente. Atualmente tudo é bem mais fácil com a era da informática.

3 – Como é exercer a profissão de arquiteto? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
É muito gratificante, principalmente quando você apresenta o projeto e é exatamente o que o cliente imaginou em construir. Penso que devemos sempre levar em conta a maneira como a pessoa “usa” a casa e assim ficamos conhecendo sua rotina, então há uma sintonia do arquiteto com o cliente.
Na minha rotina, procuro dividir os horários entre visitas à obra e atendimento. Geralmente deixo a parte da manhã para visitas e a tarde atendo no meu escritório. Também faço horários diferenciados para aqueles que trabalham até mais tarde ou trabalham fora. Esporadicamente também atendo de final de semana, aqueles que moram em outras cidades.

4 – Neste momento econômico, qual a sua opinião em relação ao mercado de trabalho e as oportunidades para os profissionais da sua área?
O mercado de trabalho atualmente ainda está aquecido. Mas esteve melhor entre 2007 e 2011, quando os terrenos eram mais acessíveis, com o aumento da procura por conta do Programa Minha Casa, Minha Vida, os preços subiram, não só dos lotes populares, mas em geral.
Um campo que está crescendo é a Arquitetura de Design e Interiores, com móveis planejados, paginação de pisos e revestimentos, estudo de fachadas residenciais e comerciais.
Outro campo que está em alta é Restauração e Preservação de Centros Históricos.

5 – Quais as principais características que você acredita serem necessárias para aqueles que cursam arquitetura e/ou exercem a profissão?
Primeiramente gostar de desenho, de obras, se interessarem por processos construtivos, com materiais variados e procurar ter contato com a profissão e entender se é isso mesmo sua preferência. Também acho gratificante a troca de conhecimentos com outros profissionais e áreas diferentes. Admiro a capacidade que os pedreiros têm de entender o projeto e colocar tudo em seu devido lugar.

6- Uma das dúvidas mais comuns entre os vestibulandos é a diferença entre Engenharia Civil e Arquitetura. Na prática e no dia a dia, quais as diferenças desses profissionais?
A Engenharia Civil envolve mais cálculo estrutural e a viabilidade da obra. Enquanto a Arquitetura se ocupa do projeto arquitetônico, da funcionalidade e fluxo, assim como do paisagismo, urbanismo e design.

7- Gostaríamos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão. Fique a vontade!
Como já mencionei, o importante é gostar de desenho, ser criativo e realmente se identificar com a profissão. Sempre se atualizar sobre novos materiais, novas técnicas e legislação. Fazer especializações, porque o mercado está saturado e quem oferecer um bom e completo serviço, arranca na frente.

Gostou da entrevista? Ainda tem mais! Separamos os principais sites e blogues relacionados a Arquitetura e Urbanismo para que você tenha ainda mais informações sobre a carreira. Boa leitura e até a próxima semana, com mais uma publicação do nosso “Guia de Profissão 2013”!

http://www.archdaily.com.br/br

http://www.caubr.gov.br/

http://www.soarquitetura.com.br/

http://arquitetablog.blogspot.com.br/

http://arquitetandoideias.blogspot.com.br/

http://www.architecture.blogger.com.br/

http://comover-arq.blogspot.com.br/

 


A equipe infoEnem agradece à arquiteta Rosangela Tomirotti pela ótima entrevista e pronto atendimento a nossa solicitação.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *