Geografia no Enem: Um Panorama da Agropecuária Brasileira

Corriqueiramente vemos textos sobre o desenvolvimento industrial brasileiro, que representa o setor secundário da economia, ou sobre o comércio, que representa o setor terciário. Entretanto, muitas vezes o setor primário, ou seja, a agropecuária e o extrativismo, não é tratado com tanta relevância, um equívoco que deve ser reparado, já que este setor apresenta grande representatividade no volume de exportações brasileiras e corresponde a 8% do PIB (Produto Interno Bruto).

A produção agrícola no Brasil teve início com a cultura da cana-de-açúcar pelos portugueses durante o período colonial, que foi seguida pelo cultivo do café, principalmente nos séculos XIX e XX e posteriormente pela pecuária bovina.

Atualmente, a cultura mais representativa do país é a da soja, principalmente na região Centro-Oeste. Destinada à exportação, ela representa 9% da balança comercial. A cana-de-açúcar, o café e a pecuária bovina ainda possuem importância na agropecuária nacional e, além destes, também podemos encontrar produções de milho, laranja, trigo, fumo, arroz, feijão, cacau e algodão. Os estados que mais se destacam na agropecuária são São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, porém existe um crescimento na produção rumo ao Norte do país.

Dados relacionados aos produtos da agropecuária brasileira de 2013. Fonte: http://klebercaverna.blogspot.com.br/.

Este setor também está se tornando cada vez mais dependente da tecnologia, a qual gera melhorias nas máquinas, nos defensivos, nas sementes e nos fertilizantes, de modo a ampliar a produção e aperfeiçoar os produtos.

Existem, atualmente, amplas discussões sobre o tema, abrangendo principalmente o efeito do uso de agrotóxicos e da produção de transgênicos. A agricultura orgânica, ou seja, aquela que não faz uso de agrotóxicos, tem sido cada vez mais defendida devido aos danos que estes produtos podem causar ao organismo. Entretanto, isso ocorre principalmente em pequenas propriedades. Já o cultivo de transgênicos também é questionado, pois não se sabe ao certo o que a alteração do DNA, feito nestes organismos (organismos geneticamente modificados), pode causar em nossa saúde e no meio ambiente.

Devido às suas transformações na história do Brasil, aos debates que ele pode causar, à sua importância na economia e às suas relações com o homem e com o meio, o Agronegócio tem grande importância na compreensão das ciências humanas e pode ser tema de questões do Enem e dos grandes vestibulares.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *