Gabarito do Enem 2017 (Oficial) Será Publicado em 16 de Novembro

O gabarito do Enem 2017 oficial será publicado em 16 de novembro, apenas quatro dias após a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática no dia 12, segundo domingo de realização do exame nacional. Nesta mesma data também serão liberadas as provas digitalizadas.

O gabarito consiste na lista de respostas corretas para o conjunto de 45 questões que compõem cada uma das provas do objetivas do Enem, que além das duas áreas acima também conta com Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, que serão realizadas em 2 de novembro.

o Inep sempre faz a divulgação do gabarito em sua página oficial na internet, em arquivos no formato .pdf separados por dia de aplicação. Portanto, cada arquivo terá a lista de 90 alternativas corretas para cada dia, sendo 45 para cada prova objetiva.

Vale lembrar, no entanto, que por questões de segurança o Enem traz cinco cores diferentes de cadernos de provas por dia de aplicação (azul, amarelo, rosa, branco e cinza), nos quais a lista de questões varia e consequentemente o gabarito também.

Considerando-se essas informações e que não haverá mudanças na quantidade de variações de cadernos e cores em relação a prova do ano passado, devemos ter a disposição abaixo, semelhante a disponível na página de gabaritos e provas anteriores aqui do Portal infoEnem.

Enem 2017 (5 de novembro)

  • Gabarito Prova Amarela
  • Gabarito Prova Azul
  • Gabarito Prova Branca
  • Gabarito Prova Rosa

Enem 2017 (12 de novembro)

  • Gabarito Prova Amarela
  • Gabarito Prova Azul
  • Gabarito Prova Cinza
  • Gabarito Prova Rosa

Note que, com exceção das provas branca e cinza, específicas ao primeiro e segundo dias, respectivamente, todas as outras cores de caderno (azul, amarela e rosa) estão presentes em ambos os dias. Vale esclarecer, no entanto, que não necessariamente o candidato resolverá, no segundo dia, caderno de cor equivalente ao primeiro. A distribuição dos cadernos é aleatória em relação ao candidato, respeitando somente o posicionamento da carteira em que ocupa no local de provas.

Vale esclarecer ainda que com o gabarito em mãos o estudante poderá apenas saber a quantidade de itens acertados e errados no Enem 2017, sendo que a nota final não será equivalente ao total de questões respondidas corretamente. Isso porque o exame utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) como critério de atribuição de notas. Saiba mais sobre este complexo modelo matemático aqui.

O resultado do Enem 2017 com as notas definitivas deve sair apenas em 19 de janeiro de 2018.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *