Formação Educacional de Surdos É o Tema da Redação do Enem 2017

Como é praxe nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, logo após o início das provas, pontualmente às 13h30min – horário oficial de Brasília, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o aguardado tema da redação do Enem 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

A proposta da prova textual, que assim como nos últimos anos segue a tendência de abordar questões sociais, também foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em sua conta oficial na rede social Twitter, conforme imagem.

Certamente o tema surpreendeu inúmeros candidatos e oferecerá dificuldades para argumentação sólida, desenvolvimento e proposta de intervenção social adequados. A análise completa do tema, bem como comentários de possíveis abordagens e conclusões plausíveis serão discutidos em artigo da coluna de redação do Portal infoEnem, que será publicado na próxima quinta-feira (09).

Nesta edição do exame a comanda da prova textual continua a mesma: os candidatos devem criar um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, com base na proposta do tema e de subsídios oferecidos pela coletânea de textos motivadores.

Quantos aos critérios de correção, houve apenas uma mudança, que define que não será mais atribuída nota zero à redação que violar os direitos humanos, em conformidade com decisão tomada pelo STF – Supremo Tribuna Federal – na tarde deste sábado (04), véspera do exame (leia mais).

Já as regras para atribuição de regras permanecem as mesmas e podem ser conhecidas em detalhes na Cartilha do Participante – Redação do Enem 2017, disponível aqui.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




7 Comentários

Helena.daninger

eimpotant ter aluno surdopara sociedades

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *