Física no Enem – Estudando a Primeira Lei de Ohm

George Simon Ohm, um importante físico alemão, determinou ao longo do século XIX duas leis que são fundamentais dentro do campo da eletricidade, as duas Leis de Ohm. Neste texto estudaremos a Primeira Lei de Ohm, deixando a sua segunda lei para o artigo seguinte.

Ohm observou que a medida em que se passava uma determinada corrente elétrica ao longo de um fio condutor, a tensão geralmente se mantinha proporcional a corrente aplicada, ou seja:

Seguindo com suas observações, Ohm percebeu que para que esta proporcionalidade ser atingida é necessário que a temperatura no conjunto ou resistor deve ser mantida constante, caso contrário os resultados obtidos não serão satisfatórios. Deste modo, o físico determinou que a constante resistência elétrica, que corresponde a razão entre U e i, como segue abaixo:

A unidade utilizada para a resistência elétrica equivale a razão volt / ampére, e recebe o nome de ohm, obviamente em homenagem ao seu descobridor. A resistência medida em ohms apresenta como unidade a letra grega ômega (Ω).

Cabe destacar novamente que a lei de Ohm vale para a mesma temperatura ao longo do condutor. Em função disso podemos definir mais um conceito importante: Os resistores ôhmicos são aqueles em que a resistência permanece constante independentemente da corrente aplicada. Podemos observar isso com mais facilidade através do próximo gráfico:

Para o resistor ôhmico, a resistência elétrica pode ser obtida também utilizando a inclinação da reta formada na ligação dos pontos. Pode ser uma saída interessante, principalmente em casos de experimentos que envolvem resistores ôhmicos.

Também vamos definir os resistores não ôhmicos. Ao contrário dos outros resistores, estes não mantêm a sua resistência constante, ou seja, a sua resistência será maior para algumas tensões aplicadas e menores para as outras! O gráfico abaixo ilustra com clareza esta situação:

Podemos notar que para os resistores não ôhmicos não será possível obter o coeficiente angular, visto que foi formada uma curva. Deste modo a lei de Ohm não poderá ser aplicada para este caso.

A primeira lei de Ohm é um conceito de fundamental importância dentro da eletricidade, o que reflete em sua cobrança quase certa na maioria das provas! Compreender estes conceitos irá ajudar na resolução de questões deste tipo, além de servir de base para assuntos próximos. Como falamos no início, logo apresentaremos a segunda lei de Ohm, também muito importante para esta área. Aguarde!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Estudando a Segunda Lei de Ohm – Física • infoEnem | infoEnem

[…] anteriormente a Primeira Lei de Ohm (leia a matéria). Tal Lei visa estabelecer uma relação entre a resistência de um determinado corpo e a corrente […]

Responder

Física no Enem – Estudando a Primeira Lei de Ohm • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Física no Enem – Estudando a Primeira Lei de Ohm • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *