Física – Entendo e Utilizando a Velocidade Relativa

Abordamos nas últimas postagens, entre outras grandezas, a velocidade. Foram apresentados métodos para obter o seu valor e também a sua interpretação. Hoje, vamos apresentar a velocidade relativa, que utilizará apenas os valores das velocidades. Para aprender a calculá-los, você pode observar as postagens sobre MRU e MRUV.

Neste ponto você já deve ter percebido que, por ser relativa, esta velocidade irá relacionar dois corpos, diferente do que foi aprendido nas outras publicações. Deste modo, devemos analisar a velocidade do ponto de vista vetorial, ou seja, a sua direção e sentido serão muito importantes!

O conceito da velocidade relativa está muito presente em nosso cotidiano, quanto trafegamos em uma rodovia com carros no mesmo ou em outro sentido (veja diferença entre direção e sentido), quando corremos a favor ou contra o vento, e é classificada em dois tipos, a velocidade relativa de aproximação ou a de afastamento.

Velocidade Relativa de Aproximação

É observada quando dois corpos estão no mesmo sentido ou em sentidos opostos, mas vão se cruzar. Neste caso, quando os corpos estiverem em sentidos opostos deve-se somar as velocidades escalares de ambos e quando estiverem no mesmo sentido deve-se subtrair os módulos das velocidades, como podemos observar na figura abaixo:

Velocidade Relativa de Afastamento

Acontece tanto em sentidos opostos quanto no mesmo sentido, mas os corpos não se cruzam ou já se cruzaram. Assim, vale a mesma regra dita anteriormente, somando para sentidos opostos e subtraindo para o mesmo sentido.

Vamos enfatizar o caso de dois corpos no mesmo sentido. Se o corpo que vem atrás possuir velocidade escalar maior que o corpo da frente, então a velocidade relativa será de aproximação. Já se a sua velocidade for menor que o corpo da frente a velocidade relativa será de afastamento. Mas para ambos os casos o valor em módulo será o mesmo! Pois é calculado da mesma forma!

Portanto, percebemos que a velocidade relativa envolve mais um conceito importante, que se trata da direção e sentido da trajetória dos corpos, mas se tratada com atenção e cuidado não irá causar problemas na resolução dos exercícios!

Compartilhar
25 Temas

Receba GRATUITAMENTE um ebook com os possíveis temas da redação do Enem 2018




Sim Não
* Um produto Descomplica




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *