Fatores Influentes na Velocidade de Uma Reação Química

Em nossa postagem anterior, estudamos sobre a influência da temperatura e da concentração dos reagentes na velocidade de uma reação química. Nesse artigo você pode observar que os fatores acima citados podem aumentar ou diminuir a velocidade da reação química. Hoje vamos apresentar mais fatores que influenciam em uma reação química.

Como já mencionamos, são diversas variáveis que podem modificar a velocidade de uma reação, e também a influência dos fatores pode ser mais sentida por algumas reações químicas do que por outras. Sendo assim, começaremos ilustrando como a pressão influencia a velocidade de uma reação.

Pressão

Para avaliarmos o efeito da pressão sobre uma reação química, o primeiro passo é garantir que todas as outras propriedades sejam mantidas constantes, em especial a temperatura. Isso porque a variação da pressão pode alterar outras propriedades da reação, em especial a temperatura. Isso é perceptível em uma panela de pressão, por exemplo. A medida que aumentamos a pressão, a temperatura pode atingir valores maiores, o que acelera o tempo de cozimento dos alimentos. Mas não é esse o efeito que queremos observar!

Isoladamente, quando aumentamos a pressão sobre uma reação química, a velocidade de reação aumenta. Do mesmo modo, quando diminuímos a pressão sobre o sistema, as reações tendem a ter a sua velocidade diminuída. Isso acontece porque o aumento da pressão de um sistema irá reduzir o seu volume, o que leva a menos espaço para as moléculas, ocasionando uma maior quantidade de colisões, que como já estudamos, irá acelerar a reação química. Observe uma situação esquemática do aumento da pressão em um sistema:

Quanto menor o espaço para as moléculas percorrerem, maior será a quantidade de energia e intensidade das colisões, o que contribui para aumentar a velocidade do fenômeno. Deve ser destacado que os efeitos da pressão em uma reação química são fortemente sentidos em casos de reagentes gasosos. Para as reações com reagentes nos estados líquido e sólido os efeitos do aumento da pressão são muito fracos, podendo ser desprezados!

Estado Físico

Ligando já a última afirmação que fizemos sobre a pressão, temos também que o estado físico dos reagentes pode influenciar a velocidade da reação química. Isso se deve principalmente ao grau de agitação das moléculas, além de que nos gases diversos efeitos (como o da própria pressão!) são muito mais sentidos. Em seguida, vem o estado líquido e por fim o estado sólido, sendo este o mais lento do ponto de vista da velocidade de reação.

Luz

A luz é outro fator que pode influenciar a velocidade de uma reação química. A luz, como onda eletromagnética, pode ajudar a quebrar a barreira da energia de ativação da reação. Embora boa parte das reações não sejam sensíveis a presença de luz, temos alguns casos que presenciamos em nossa rotina, como a água oxigenada. A água oxigenada é um composto químico que se decompõe mais rapidamente quando exposto à luz. Sendo assim, devemos guardá-la em locais escuros, ou com baixa iluminação.

Em contrapartida existem reações em que a luz acelera a velocidade da reação química. Por exemplo a fotossíntese, na qual quanto maior a intensidade da luz solar a que as plantas são submetidas, maior a velocidade da reação.

Assim, percebemos que são vários os fatores que afetam a velocidade de uma reação química. Deste modo, quando temos uma reação química, devemos tomar o devido cuidado com diversos fatores, para que a sua velocidade saia como o planejado. Estudaremos ainda como a superfície de contato afeta a reação, além de outros fatores complementares!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Reação Química: Temperatura e Concentração de Reagentes • infoEnem | infoEnem

[…] sobre a cinética química. Este importante ramo da química é o responsável pelo estudo da velocidade em que uma reação química ocorre. Essas velocidades podem ser obtidas de diferentes maneiras […]

Responder

Reações Químicas - Superfície de Contato dos Catalisadores • infoEnem | infoEnem

[…] estudamos sobre alguns dos fatores que influenciam na velocidade de uma reação química (leia aqui). Já observamos a influência de diversas variáveis, tais como a temperatura, a pressão, a luz e […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *