Faltam Dois Meses Para o Enem 2018, o Que Fazer?

Nesta terça-feira (04), chegamos aos últimos dois meses que antecedem as provas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio, que estão marcadas para os domingos de 4 e 11 de novembro. E a pergunta que muitos estudantes se fazem nesse momento decisivo é: E agora, o que fazer? Confira nossas orientações na sequência deste artigo.

O primeiro ponto a ser considerado é que, para aqueles que não aproveitaram o ano de estudos e estão começando sua preparação somente agora, não adianta querer correr atrás do prejuízo tentando passar por todo o conteúdo programático que traz os assuntos de cada matéria cobrada no exame.

É claro que o estudante pode e deve fazer um levantamento dos temas mais recorrentes em cada prova objetiva do Enem e fazer uma revisão geral sobre eles, mas tanto para quem estudou o ano todo quanto para quem não fez praticamente nada o momento é de voltar o foco para a prática (lembrando que esta não é nada sem determinação, como mostramos nesta publicação).

Portanto, quem ainda pretende obter um bom resultado nas provas precisa se dedicar a resolução de listas de exercícios, provas anteriores do exame nacional (faça o download aqui) e especialmente correr atrás de simulados, sejam online ou presenciais.

Utilizando desta estratégia, o candidato terá uma série de benefícios adequados a esta reta final de estudos e que o permitirão chegar mais confiante para a aplicação das provas. Entre os principais deles, podemos citar:

  • autoavaliação – (verificando seu desempenho a cada simulado/prova resolvida e comparando com seus próprios resultados individuais e com o de seus concorrentes);
  • fixação dos conteúdos teóricos – revendo e resolvendo itens de assuntos estudados ao longo do ano de preparação;
  • adaptação ao modelo prova – a prática permitirá se acostumar ao cansativo e extenso modelo de prova do Enem, que exige dos candidatos resistência e paciência para manter por horas os níveis de atenção e concentração;
  • conhecimento das regras – fazendo simulados os estudantes também conhecem regras do que se pode fazer ou não durante as provas, bem como procedimentos obrigatórios que podem comprometer sua nota, como preenchimento da frase de segurança no caderno de questões, da redação na folha de resposta e do gabarito, entre outros.

Não podemos esquecer ainda da redação, para a qual a boa velha dica “faça pelo menos uma redação por semana” é mais verdadeira e indicada do que nunca.

Recomendações de Estudo do Portal infoEnem

Além das dicas e orientações do que fazer nesse momento, também oferecemos indicações que tipo de material utilizar. É claro que nada substitui a altura a realização de simulados presenciais organizados por escolas e cursinhos. Porém, como sabemos que esse tipo de evento está distante da realidade de muitos candidatos, recomendamos as Apostilas Enem 2018 do infoEnem, que trazem as últimas 6 provas completas com mais de 1.000 questões. Após concluir cada prova, o estudante pode conferir o gabarito com resoluções e comentários detalhados. Clique aqui para adquirir seu kit!

Já para a redação, oferecemos temas e correções individuais feitas por um professor especialista, tudo isso num ambiente virtual de fácil acesso e navegação. Inscreva-se agora mesmo no Curso de Redação Online do nosso Portal.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Faltam Dois Meses Para o Enem 2018, o Que Fazer? • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Faltam Dois Meses Para o Enem 2018, o Que Fazer? • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *