Explorando os Planetas Rochosos do Sistema Solar

Em nossa postagem anterior estudamos sobre os planetas gasosos do Sistema Solar (você pode acessar esta postagem clicando aqui!). Falamos sobre quatro dos oito planetas do Sistema Solar. Para entender as características dos outros quatro planetas faltantes, vamos estudar hoje sobre os planetas rochosos, estudando as suas características principais e explorando cada um dos planetas, incluindo o Planeta Terra!

Características dos planetas rochosos

Antes de mais nada, vamos observar quais são as principais características dos planetas rochosos, e como diferenciá-los dos planetas gasosos. Os planetas rochosos do Sistema Solar também são conhecidos como planetas terrestres, sólidos ou ainda planetas telúricos. A principal diferença destes planetas para os planetas gasosos é que os rochosos são basicamente compostos de rochas, apresentando assim uma maior densidade quando comparados aos gasosos.

Também relacionados à densidade destes planetas pode ser explicado o seu distanciamento em relação ao sol. Como são planetas mais densos, tendem a estar mais próximos do sol, enquanto os planetas de menor densidade ficarão mais afastados. Além disso, os planetas rochosos apresentam suas formas de relevo bem definidas. Como mencionamos acima, são quatro os planetas rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Vamos estudar cada um deles a seguir.

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do sol. Além disso, também é o menor planeta do Sistema Solar. Sua superfície, cujo diâmetro equivale a cerca de 25% do diâmetro terrestre, é composto basicamente por grandes crateras, assim como elevada quantidade de vales de lava. Outra importante característica deste planeta é a sua elevadíssima amplitude térmica, que atinge os 600 °C, impossibilitando qualquer forma de vida conhecida atualmente.

Vênus

Vênus, ou também denominado Estrela D’Alva ou ainda Estrela da Manhã possui alguns fatos muito interessantes. É o Planeta mais próximo da Terra, o segundo em distanciamento do Sol e o Planeta mais brilhante do Sistema Solar. Possui grande semelhança com a Terra em questões de tamanho, composição química e massa. O que impossibilita a existência de vida em Vênus é a sua atmosfera, altamente corrosiva e rica em dióxido de carbono.

Terra

O Planeta Terra possui mais de 4,5 bilhões de anos e não precisamos falar sobre as suas condições de relevo e estruturas geológicas, uma vez que você já deve conhecer! Além disso, é o único Planeta do Sistema Solar cujo distanciamento em relação ao Sol promove a existência de água no estado líquido, atingindo uma temperatura em torno de 15°C.

Como você já sabe, a Terra possui apenas um satélite natural, que é a Lua!

Marte

Marte é o último dos planetas rochosos, o quarto em distância do Sol. Apresenta uma atmosfera com alta concentração de dióxido de carbono, com temperaturas médias em torno dos -60°C. Entretanto, assim como a Terra, Marte apresenta quatro estações do ano bem definidas, e também possui em sua superfície zonas montanhosas e planícies.

Sendo assim, estudamos os quatro planetas rochosos e então entendemos a classificação dos oito planetas do Sistema Solar. O conhecimento deste assunto é muito importante para as questões de geografia do Enem, assim como o conhecimento daquilo que nos rodeia!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Explorando os Planetas Rochosos do Sistema Solar • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Explorando os Planetas Rochosos do Sistema Solar • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *