Explorando os Hormônios Sexuais

Em nosso artigo de hoje vamos iniciar os estudos sobre uma das mais importantes áreas da biologia e também de nosso corpo, que são os hormônios. Esses compostos, que são muito importantes para o nosso desenvolvimento e sobrevivência, estão presentes nas mais diversas situações. O nosso objetivo de hoje é estudar sobre os hormônios sexuais. Para isso, vamos primeiramente explicar o que são esses hormônios, explicando a sua função e quais os seus tipos.

O primeiro passo é entendermos o que são os hormônios sexuais. Esses hormônios são substâncias produzidas em gônadas e que são inibidos pelo nosso próprio corpo durante a infância. A medida que o tempo passa, quando entramos na fase da puberdade, esses hormônios se desenvolvem e passam a atuar sobre o corpo humano, sendo os responsáveis pelo aparecimento das características sexuais secundárias dos seres humanos. O hormônio sexual masculino mais importante é a testosterona, enquanto nas mulheres os principais hormônios sexuais são o estrógeno e a progesterona.

Testosterona

Como mencionamos acima, a testosterona é o principal hormônio sexual presente no corpo masculino. A testosterona é produzida no interior dos testículos, em células especializadas, que recebem o nome de células de Leydig. No início da puberdade, esse hormônio atua sobre as características sexuais secundárias masculinas, as quais são o surgimento de pelos pelo corpo, em especial na face, axilas e região pubiana. Nessa mesma fase ocorre o espessamento das cordas vocais, o que torna a voz mais grave. Também ocorre o aumento do tamanho do pênis e a iniciação da espermatogênese.

Estrógeno e Progesterona

O estrógeno e a progesterona são os principais hormônios sexuais femininos. O estrógeno, também denominado estrogênio, é produzido pelos folículos dos ovários, são responsáveis pelo controle do ciclo menstrual e também pelo aparecimento das características sexuais secundárias, tais como: surgimento de pelos pelo corpo, desenvolvimento da cintura pélvica e seios, início dos ciclos menstruais e também o início da ovogênese. Já a progesterona, é produzida nos corpos lúteos, que são estruturas formadas a partir dos folículos e atuam com o estrogênio no controle do ciclo menstrual.

Hormônios sexuais produzidos pela hipófise

Ainda existem dois importantes hormônios sexuais, que são produzidos pela hipófise, e que atuam tanto em indivíduos do sexo masculino como em indivíduos do sexo feminino. Esses hormônios são o hormônio folículo estimulante (FHS) e o hormônio luteinizante (LH).

  • Hormônio folículo estimulante: Nas mulheres, o FSH atua estimulando a produção de estrogênio, que por sua vez passará a estimular a formação dos folículos. Nos homens, o FSH é o hormônio responsável pelo desencadeamento de divisões meióticas para a produção de espermatozoides.
  • Hormônio luteinizante: o LH atua nas mulheres estimulando ainda mais a secreção do estrógeno, o que induz a ovulação, rompendo o folículo e liberando um ovócito para o corpo. Nos homens, o LH estimula as células intersticiais a produzirem testosterona, reafirmando as características sexuais secundárias.

Veja a seguir um diagrama ilustrando os hormônios que estudamos hoje:

Desta maneira, estudamos sobre os hormônios sexuais presentes nos seres humanos, que são muito importantes para a nossa sobrevivência e também para o desenvolvimento. Assim, este costuma ser um assunto muito cobrado em provas do Enem, assim como outros hormônios, que estudaremos adiante!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Explorando os Hormônios Sexuais • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Explorando os Hormônios Sexuais • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *