Expectativa da Redação do Enem 2014

Vários leitores estão nos enviando mensagens com perguntas acerca do cumprimento da proposta de redação do Enem 2014 cujo tema foi “A publicidade infantil em questão no Brasil”. Como este tema foi surpresa para a maioria dos candidatos que prestaram a 16ª edição do exame, muitos estão com receio de terem, com seus textos, obtido notas aquém do esperado ou até tangenciado ou fugido do tema.

No entanto, este cenário desesperador poderia ser amenizado se o Ministério da Educação (MEC) juntamente com o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgasse o que muitas universidades divulgam: as expectativas da redação do Enem 2014.

Normalmente, dias após o vestibular, as universidades divulgam para os candidatos daquele exame e para as demais pessoas que pensam, um dia, em serem candidatos a expectativa da banca elaboradora acerca da proposta de redação. Neste documento, a banca esclarece seus objetivos e, sem maiores detalhes para não prejudicar a correção, comenta o que esperava dos textos, ou seja, quais eram as expectativas ao criar a proposta de produção textual.

Deste modo, escolas, cursinhos pré-vestibulares e candidatos têm uma ideia de quais foram as expectativas e, consequentemente, os objetivos e intenções da banca elaborada de determinado vestibular. Com esta noção, o tema da proposta de redação pode ser melhor trabalhado em sala de aula não só no ano daquela edição da prova, mas também nos anos seguintes.

O Enem poderia divulgar as expectativas das suas propostas de redação e, portanto, situar os milhões de candidatos em todo o Brasil que se questionam se tomaram as melhores decisões e se abordaram o tema como esperava a banca.

Caso as expectativas das propostas de redação do Enem fossem divulgadas, o processo avaliativo e de correção seria mais transparente, algo que tanto se pede há muito tempo.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

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2 comments
  1. A divulgação das expectativas de propostas de redação é um erro que deve ser evitado. Tal divulgação levaria muitos estudantes ao comodismo. A revelação do tema somente na prova obriga o estudante a se manter sempre informado sobre tudo que é publicado e que é importante. É importantíssimo que, além de estudar as matérias escolares, o estudante se habitue a ler jornais, revistas e assistir e ouvir a telejornais e radiojornais sempre que puder, e o fato de os temas para redação serem revelados somente no dia da prova contribui para que eles adquiram esse hábito que é muito saudável.

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