Exemplo de Questão de Energia Nuclear no Enem

Na matéria de ontem, tratamos de alguns pontos importantes sobre a utilização da energia nuclear. A partir destes esclarecimentos, ressaltamos a importância do domínio sobre o conteúdo para estar preparado para o Enem, já que trata-se de um tema bastante controverso.

Na questão abaixo, retirada do caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do Enem 2014 e resolvida pelos professores Felipe Magalhães Almendros e Fernando Buglia, ambos graduados em física pela UNICAMP, é possível ver mais detalhes acerca do assunto.

Enem 2014 – Caderno Amarelo – Questão 56

A elevação da temperatura das águas de rios, lagos e mares diminui a solubilidade do oxigênio, pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás. Se essa elevação de temperatura acontece por meios artificiais, dizemos que existe poluição térmica. As usinas nucleares, pela própria natureza do processo de geração de energia, podem causar esse tipo de poluição.

Que parte do ciclo de geração de energia das usinas nucleares está associada a esse tipo de poluição?

a) Fissão do material radioativo.
b) Condensação do vapor d’água no final do processo.
c) Conversão de energia das turbinas pelos geradores.
d) Aquecimento da água líquida para gerar vapor d’água.
e) Lançamento do vapor d’água sobre as pás das turbinas.

 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa B

Para resolver esta questão, é necessário conhecermos os ciclos ou os sistemas do processo de produção de energia elétrica em uma usina nuclear. São três:

  • Sistema primário;
  • Sistema secundário;
  • Sistema de água de refrigeração.

No sistema primário, é onde ocorre a fissão nuclear do material radioativo, geralmente o urânio enriquecido. O calor liberado pela fissão nuclear faz com que a água do sistema secundário evapore. O vapor da água gera pressão que irá movimentar as hélices da turbina fazendo o gerador girar e assim produzir energia elétrica. A água em forma de vapor que já passou pela turbina é então condensada no sistema de água de refrigeração e, estando líquida, volta para o sistema secundário. A condensação, em algumas usinas, é feita através do bombeamento da água do mar para dentro do condensador. A questão aborda justamente este processo. A água fria do mar serve como um trocador de calor e após a troca, ela é devolvida ao mar, porém com a sua temperatura elevada.

Portanto, o ciclo de geração de energia que está associada à poluição térmica é o da condensação do vapor de água no final do processo.

Comentário: o conhecimento de processo de geração de energia de uma usina nuclear é essencial, porém não é preciso que o aluno o conheça com detalhes para responder a questão. Basta que ele saiba que em algumas usinas utiliza-se a água do mar, lago ou rio para o resfriamento do processo. Das alternativas, a única que traz a ideia de resfriamento é a alternativa b. Agora, é evidente que um conhecimento mais profundo do assunto traz mais segurança no momento da prova.

Conteúdos envolvidos: geração de energia elétrica (usinas nucleares).

Como visto, o uso da energia nuclear envolve diversas áreas do conhecimento, podendo ser abordado através de aspectos pertinentes à geografia política, atualidades, física ou química.

Gostou da resolução deste exercício? Para ver todas as questões das 6 últimas edições do Enem resolvidas e comentadas com essa mesma riqueza e precisão, clique aqui e conheça nossas Apostilas para o Enem.

Bons estudos e até a próxima!

Compartilhar

Comentários

Gustavo Vieira

Esclarecedor!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *