Estudantes Podem Usar Prouni e Fies Simultaneamente

Pesquisas recentes, encomendadas pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), mostram que cerca de 50% dos jovens que desejam ingressar numa universidade não têm condições de arcar com os custos das mensalidades sem auxílio do governo (saiba mais).

As duas principais iniciativas no Brasil que cumprem este papel são: o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia parte dos cursos a juros baixos e para pagamento em um período posterior a formação.

Mas o propósito desta artigo não é explicá-los em detalhes. Nesta matéria você descobrirá que Prouni e Fies podem ser utilizados simultaneamente para beneficiá-lo ainda mais. Porém, é necessário se enquadrar em algumas situações específicas, que veremos na sequência.

De acordo com as regras, pode usar os dois programas o bolsista parcial do Prouni, portanto que já possui 50% da bolsa custeada pelo governo. Nesta situação, o mesmo pode usar o Fies para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento.

É importante esclarecer, no entanto, que além disso, o estudante deve atender as regras de cada benefício. No caso do Prouni, é necessário ter prestado a última edição do Enem e ter obtido desempenho mínimo de 450 pontos na média das notas do exame, além de nota na redação que não tenha sido zero. Também é preciso comprovar ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou em escola particular como bolsista integral.

Já o Fies exige a mesma pontuação do Enem, porém o candidato pode ter prestado qualquer ano a partir de 2010, não havendo a necessidade de ter realizado somente as provas do último ano.

Uma norma comum tanto para participação no financiamento como para obter uma bolsa parcial do Prouni é a exigência de possuir renda familiar máxima de três salários mínimos por pessoa.

Portanto, se você se encaixa nas situações citadas acima, vale a pena buscar conciliar os dois benefícios. Desta forma, pode conseguir cursar uma ótima faculdade com custo zero, ao menos durante os anos de graduação.

Fonte: siteprouni.mec.gov.br

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *