Estudando Sobre a Bandeira do Brasil

Em nossa postagem de hoje vamos estudar um dos mais conhecidos símbolos nacionais, que é a bandeira do Brasil. Vamos apresentar uma contextualização sobre a bandeira, explicando também os seus significados e sobre a data de sua criação. Entender as características da bandeira nacional é importante não só para as questões de história, mas também para as questões multidisciplinares, muito comuns nas provas do Enem!

A bandeira nacional é um dos símbolos da nação, e está previsto em constituição, através de lei decretada em 1889, logo após a proclamação da República. Depois da sua criação, a última alteração feita na bandeira foi a incorporação de mais estrelas, realizada no ano de 1992.

 

 

História da Bandeira do Brasil

Como falamos anteriormente, a bandeira do Brasil foi instituída logo após a proclamação da república, um marco muito importante na história brasileira e que registra a transição de um governo monárquico para um republicano. Desta maneira, a nova bandeira nacional foi criada com a intenção de substituir a bandeira da monarquia, e sobre esta foram realizadas algumas alterações, tais como:

  • Alteração do losango central: o losango amarelo como conhecemos hoje teve seu tamanho alterado durante a mudança da bandeira do Brasil;
  • O símbolo de armas existente na bandeira imperial foi substituído por uma esfera azul;
  • Sobre a esfera azul acima, foi adicionado o lema positivista “ordem e progresso”, o qual foi escrito em verde sobre uma faixa branca; e
  • Foram adicionadas estrelas sobre a esfera azul como forma de representação dos estados brasileiros.

Significado das Cores da Bandeira Nacional

Como já sabemos, a bandeira nacional possui quatro diferentes cores, que são: verde, amarelo, azul e branco. Essas cores foram selecionadas em função do nossos país colonizador, Portugal. Vejamos a seguir qual a razão da seleção de cada uma destas cores:

  • Verde: A cor verde era a mais utilizada nas bandeiras dos povos lusitanos e tornou-se um símbolo da luta dos habitantes portugueses contra os mouros. Desta maneira, em Portugal esta cor se tornou um símbolo da liberdade;
  • Amarelo: o amarelo passou a fazer parte do brasão de Portugal após algumas conquistas em relação aos mouros. Em especial, no caso da bandeira brasileira, o amarelo também pode ser entendido como referência aos Habsburgo-Lorena, família da esposa de D. Pedro I.
  • Azul e branco: Estas duas cores são referentes ao Condado Portucale, condado no qual Portugal surgiu. As cores deste condado foram escolhidas por D. Henrique da Borgonha.

Ainda podemos citar duas curiosidades interessantes sobre a bandeira do Brasil. A primeira é que existe um dia de comemoração para o dia da bandeira. Este dia é 19 de novembro! A segunda curiosidade é que existe um hino à bandeira, criado em 1906 por Olavo Bilac.

Assim, estudamos hoje sobre um dos mais importantes símbolos nacionais. Conhecer sobre a bandeira do Brasil é importante e também interessante, pois é um assunto que remonta à nossa história e permite algumas contextualizações as quais não perceberíamos sem este tipo de estudo. Além disso, por ser um tema de grande contextualização, costuma ser recorrente em provas do Enem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *