Estudando os Tipos de Solos no Brasil

Em nossa postagem de hoje vamos tratar sobre um assunto muito importante para a nossa geografia, que são os tipos de solos existentes no Brasil. Para isso, vamos relembrar brevemente alguns assuntos que já estudamos sobre os solos, e apresentar os seus diferentes tipos.

Como já estudamos anteriormente, existem maneiras diferentes de classificar os solos, levando em conta a sua origem ou ainda de acordo com a influência externa a que são submetidos (você pode relembrar esta postagem clicando aqui!). Além dessas classificações, os solos brasileiros possuem nomes específicos, os quais vamos apresentar a seguir. Em nosso país, temos ao todo quatro tipos de solos diferentes, que são: Terra roxa, Massapé, Salmourão e Aluviais. Vejamos as principais características de cada um destes solos.

Terra roxa

Os solos de terra roxa são de fertilidade muito elevada, formados a partir de sedimentos de rocha vulcânica, em especial o basalto. Apesar do nome recebido, os solos de terra roxa possuem cor avermelhada, em função dos sedimentos presentes em sua composição. São solos muito importantes para a agricultura, e podem ser encontrados nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e São Paulo.

Massapé

Os solos de massapé são, entre os tipos de solos do Nordeste brasileiro, o mais fértil. A terra dos solos de massapé possui uma tonalidade mais escura, além de um aspecto argiloso. Entretanto, como mencionamos inicialmente, são solos de elevada fertilidade. Este tipo de solo é encontrado normalmente no litoral nordestino, e é composto pela decomposição de diversas rochas, principalmente o calcário e gnaisse.

Salmourão

O solo de Salmourão é originado basicamente da decomposição do granito. Em virtude disso, quando comparado aos demais tipos de solos, é o que apresenta a menor fertilidade. Além disso, existem mais fatores que contribuem para a infertilidade do solo, tais como a sua característica arenosa e elevada acidez. Os solos de Salmourão são encontrados distribuídos entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, apesar da sua infertilidade, são utilizados para a produção agrícola, através da aplicação de técnicas de adubação e correção da acidez do solo.

Aluviais

Os solos aluviais estão entre os quatro tipos de solos predominantes no Brasil. Como estudamos na nossa postagem sobre a classificação dos solos, os solos aluviais são oriundos de fragmentos de rochas de outras regiões, carregados através do vento ou ainda da água. Os solos aluviais estão localizados em diversas localidades do Brasil, em especial nas regiões próximas a rios e também cursos d’água. Em comparação com os demais, os solos aluviais não são tão férteis como os de terra roxa e massapé, embora possua fertilidade maior que os solos de Salmourão.

Desta maneira, estudamos em nossa postagem de hoje sobre os principais tipos de solos do território brasileiro. Conhecer sobre cada um destes tipos, assim como algumas de suas características é importante para a realização das provas de geografia do Enem, que costumam abordar com bastante ênfase as características físicas e humanas do nosso país. Aproveite!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *