Estudando os Biomas Brasileiros – Pantanal

Vamos continuar nosso estudo sobre os biomas brasileiros, conteúdo muito cobrado em Biologia no Enem? O bioma a ser estudado hoje é o Pantanal, que está presente nos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em extensão territorial, ele é o menor no Brasil, ocupando uma área de aproximadamente 137 mil km². Por outro lado, o bioma é uma das maiores extensões úmidas contínuas do mundo!

De sua extensão, 83% da vegetação é nativa, sendo um bioma bem conservado. Aproximadamente apenas 15% da área tem intervenções antrópicas (do ser humano), sendo a maior parte utilizada para a criação extensiva de gado. Inclusive, muitas espécies ameaçadas em outros biomas brasileiros são encontradas no Pantanal em grandes populações. Além disso, no Pantanal também possui espécies endêmicas, isto é, que só podem ser encontradas nesse território. A UNESCO considera o Pantanal um Patrimônio Natural Mundial.

pantanal_bioma

O Pantanal fica próximo à Amazônia, à Mata Atlântica e ao Cerrado, por isso, é possível encontrar lá espécies e influências desses outros três biomas. O Pantanal também sofre influência do Chaco, que é um bioma do norte do Paraguai e leste da Bolívia, com as mesmas características do Pantanal brasileiro, além dos rios da bacia do Alto Paraguai.

O local é definido por duas estações do ano. Entre abril e setembro, há um inverno seco, com temperatura média de 21ºC. Entre outubro e março, há o verão chuvoso, com temperatura por volta de 32ºC. Nesse período, há fortes chuvas que propiciam as cheias. O volume dos rios aumenta e como a região é de planície, com baixo declive, a água é retida. Porém, o solo é pouco permeável, o que causa alagamentos, formando lagoas, brejos e pântanos. Por causa das constantes inundações, o solo é pouco fértil, já que a decomposição de matéria orgânica é demorada.

Isso explica que uma das principais atividades econômicas do local seja a criação de gado, já que a agricultura não seria rentável. As estações do Pantanal influenciam totalmente no modo de vida da população local, assim como na fauna e flora.

Continue nos acompanhando que em breve traremos outro bioma brasileiro para análise. Bons estudos e até a próxima!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *