Estudando o Sistema Digestório

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre o sistema digestório dos seres humanos. Este assunto, importante para o entendimento do nosso corpo e para a realização das questões referentes a biologia no Enem, será abordado da seguinte maneira: explicaremos a função do sistema, e faremos uma descrição rápida das suas partes, evidenciando os aspectos principais deste importante sistema.

Todos os órgãos e glândulas anexas que compões o sistema digestório possuem como função principal realizar a digestão dos alimentos, ou seja, processar os alimentos que comemos, retirando o máximo possível de nutrientes e eliminando as partes que não são aproveitáveis. Para que isso seja possível, o alimento precisa passar por uma série de processos químicos e físicos, para que seja devidamente processado. Vamos estudar então os órgãos que compõem o sistema digestório, que são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.

Início do sistema digestório: Boca

Todo o processo de digestão se inicia na boca! Através da mastigação, além da umidificação através da saliva, se dá inicio ao processo de digestão. Além disso, a enzima ptialina, presente na saliva, dá o início a digestão de alguns carboidratos, como o glicogênio e o amido. O produto formado, que recebe o nome de bolo alimentar, é então encaminhado para o esôfago, passando pela faringe.

Faringe e esôfago

Após os processos ocorridos na boca, o alimento passa então pela faringe, que o direciona para o esôfago. O esôfago é basicamente um canal, que tem a finalidade de levar o alimento até o estômago. Para que tal processo ocorra, o esôfago realiza movimentos peristálticos, levando o bolo alimentar para o estômago e misturando o alimento com o suco digestivo.

Estômago

No estômago, o suco gástrico, altamente ácido, mata as bactérias, além de desnaturar as proteínas e também iniciar a digestão de alguns lipídeos. O bolo alimentar que chegou ao estômago, misturado ao suco gástrico, recebe o nome de “quimo” e é então direcionado para o intestino delgado.

Intestino delgado

O intestino delgado é onde ocorre a maior parte do processo digestivo, ajudado por outros órgãos importantes. Além disso, o intestino delgado é dividido em três diferentes seções: duodeno, jejuno e íleo.

No duodeno, ocorre a transformação das proteínas em aminoácidos, com o auxílio do suco intestinal. Além disso, alguns dissacarídeos também são digeridos, devido a presença de enzimas ao longo do intestino. Ainda no duodeno, o suco pancreático, em conjunto com a bile (que é produzida pelo fígado) emulsiona e transformam os lipídeos, principalmente em ácidos graxos e glicerol, além de realizar a neutralização da acidez proveniente do quimo.

No jejuno e íleo, encerra-se a digestão, através do suco intestinal e enzimas presentes nessa região. Também é nesta parte que são absorvidos os nutrientes, que por sua vez são lançados no sangue, com o auxílio de microvilosidades. O alimento agora recebe o nome de “quilo” e é direcionado para o intestino grosso.

Final do sistema digestório: Intestino Grosso

O intestino grosso, que é dividido em ceco, cólon, reto e ânus, tem como função realizar a absorção de água e sais minerais, direcionando a parte que não foi digerida para o reto, para que possa ser eliminado pelo ser humano.

Desta maneira, estudamos resumidamente qual é o processo do alimento ao passar pelo nosso sistema digestório. Certamente cada um destes órgãos pode ser muito mais explorado, e faremos isso adiante. No entanto, ter uma noção geral do processo facilitará o entendimento adiante, assim como a resolução destas questões durante o Enem!

 

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Estudando o Sistema Digestório • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Estudando o Sistema Digestório • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Samuel da Silva Alencar

Tema pertinente!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *