Estudando e Compreendendo o Filo Chordata

Em artigos recentes entendemos um pouco sobre oito dos nove filos em que são classificados os seres vivos. Agora completaremos a nossa tabela com o último e, consequentemente mais complexo, o filo dos cordados, ao qual pertencemos.

Devido à sua complexidade, os animais deste grupo pertencem a classes muito diferentes entre si. Para uma melhor compreensão, faremos neste artigo uma breve explicação sobre as características gerais do filo e nos próximos explanaremos melhor cada uma das classes.

Podemos encontrar neste grupo desde seres mais simples como a ascídia e o anfioxo, até os seres humanos. Entre eles, peixes, anfíbios, répteis, aves e outros mamíferos. Estes seres pertencem a este filo devido ao fato de apresentarem, em algum momento da sua vida, notocorda, fendas branquiais, sistema nervoso dorsal e cauda. Além disso, são triblásticos e celomados, possuem simetria bilateral e corpo segmentado e, assim como vimos no artigo anterior sobre os equinodermos, os cordados também são deuterostômios.

Os animais dividem-se em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Craniata.

Urochordata e Cephalochordata

São os mais primitivos, chamados também de protocordados. Estes são invertebrados e não possuem crânio. A ascídia é um exemplo de urocordado e o anfioxo de cefalocordado.

Craniata

Este e o mais complexo, dividindo-se em duas superclasses, Agnatha e Gnathostomata. À primeira pertencem os animais sem mandíbula, divididos em duas classes, Myxine e Petromyzontida. À segunda, pertencem os seres com mandíbula. Tema dos próximos artigos, as classes que formam esta superclasse são Chondricthyes, Osteicthyes, Actinistia, Dipnoi, Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia.

Podemos agora completar a tabela com informações gerais sobre todos os filos. Como este filo abrange características muito distintas, nos próximos artigos faremos uma nova tabela exclusiva para ele. As duas formam um completo resumo sobre as características dos seres vivos e pode ser um bom instrumento de estudo para os principais vestibulares.




Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *