Estudando as Reações de Hidrólise

Dentre os conteúdos de Química cobrados no Enem, vemos diversos tipos de reações entre diferentes substâncias. Um desses tipos é a hidrólise salina, reação que ocorre quando um sal é adicionado à água e seus íons interagem.

Quando esta mistura é feita, a água libera cátions H+ e ânions OH, enquanto o sal libera íons diferentes de acordo com a sua composição. Se o sal for sulfato de ferro II (FeSO4), por exemplo, os íons liberados serão o cátion Fe2+ e o ânion SO4-2.

Como resultado da reação, podemos ter um ácido fraco, quando o cátion da água reage com o ânion do sal, ou uma base fraca, quando o cátion do sal reage com o ânion da água. Se o resultado da ligação entre um íon da água e um do sal for um ácido ou uma base forte, eles não se ligarão, continuarão dissolvidos na forma de íons.

Uma constatação que pode ser um pouco confusa refere-se ao pH da solução formada. Se forem formados um ácido e uma base, quer dizer que os cátions e ânions da água reagiram e, portanto, não há íons H+ e OH na solução, o que a torna neutra. Quando, porém, for formado somente um ácido, quer dizer que os cátions da água reagiram com os ânions do sal e os ânions OH- permanecem livres, o que caracteriza uma solução básica. Pelo mesmo raciocínio, quando é formada somente uma base, quer dizer que os ânions da água reagiram com os cátions do sal e os cátions H+ permanecem livres, caracterizando uma solução ácida. Portanto, se é formada uma base, a solução é ácida, se é formado um ácido, a solução é básica, se forem formados um ácido e uma base, a solução é neutra e, se não for formado nem um ácido nem uma base, ou seja, ainda há ânions OH e cátions H+, a solução também é neutra.

No caso do sulfato de ferro II, por exemplo, temos:

Neste caso, o ânion OH reage com o cátion Fe+2, formando hidróxido de ferro II (Fe(OH)2). Entretanto, se o cátion H+ reagisse com o ânion SO4-2, haveria a formação de ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte. Logo, o íon H+ não se liga ao SO4-2, e a solução torna-se ácida. Já no exemplo abaixo, podemos ver a formação de um ácido e uma solução básica.

Neste caso, o ânion HCO3 reage com o cátion H+, formando ácido carbônico. Contudo, o OH não reage com o Na+, pois formaria o hidróxido de sódio, uma base forte. Logo, a solução torna-se básica.

Diversas situações podem ser geradas por uma reação de hidrólise, entretanto, quando analisamos com calma as equações fica fácil entender qual composto será formado e qual será o pH da solução final, aspectos mais importantes dessas reações.

Compartilhar

Comentários

Estudando as Reações de Hidrólise • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Estudando as Reações de Hidrólise • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *