Estudando as Inequações do Primeiro Grau – Matemática

O que veremos a seguir é um assunto que você com certeza já lidou, mas pode ainda não ter realizado exercícios matemáticos sobre elas, que são as inequações. Aprenderemos então como resolvê-las, listando também propriedades importantes para a fixação desse conteúdo.

Uma inequação irá possuir a mesma forma de uma equação comum ax + b para inequações do primeiro grau ou ax2 + bx + c para inequações do segundo grau. A diferença estará justamente no sinal de referência: enquanto uma equação assume única e exclusivamente o sinal de igual (=), uma inequação pode assumir diferentes sinais, que são:

  • Maior >;
  • Maior ou igual ≥;
  • Menor < ;
  • Menor ou igual ≤ e;
  • Diferente ≠.

Para cada um destes sinais, a inequação irá assumir um significado diferente. Todavia, o método de resolução é o mesmo de uma equação, devemos agrupar os termos em comum e então efetuar as operações necessárias. A única situação que devemos estar atentos é em relação ao posicionamento do sinal da inequação em relação ao sinal da variável a ser calculada.

Quando a variável a ser calculada for positiva, devemos manter o sinal da inequação como está. Porém, quando a variável a ser calculada possuir um coeficiente negativo, devemos multiplicar a equação por -1 e inverter o sinal da inequação, ou seja, se o sinal for de maior passará a ser menor, e se for menor passará a ser maior. Vejamos a resolução da seguinte inequação:

2x + 4 ≥ x + 8

Devemos primeiramente agrupar os termos em comum, então:

2x – x ≥ 8 – 4
x ≥ 4

Visto que o sinal da variável calculada x é positivo, então mantemos o sinal como está e obtemos assim o resultado final da equação. Como o sinal indica maior ou igual, o conjunto solução da equação envolve todos os valores reais tais maiores ou iguais a 4. Em notação de conjunto, a solução é:

S = x ∊ R : x ≥ 4

Vamos agora resolver a mesma inequação, desta vez agrupando os termos em x do lado direito da equação:

2x + 4 ≥ x + 8

Então, agrupando os termos:

4 – 8 ≥ x – 2x
-4 ≥ -x

Desta vez, como o coeficiente da variável x possui sinal negativo, devemos multiplicar toda a inequação por -1, invertendo também o sinal presente. Assim:

4 ≤ x

Que como esperávamos, é a mesma solução obtida anteriormente.

Após entender o funcionamento de uma inequação, podemos listar algumas propriedades importantes:

  1. Propriedade reflexiva: A seguinte relação é sempre válida: x ≥ x ou x ≤ x
  2. Propriedade antissimétrica: Se x ≥ y e também y ≥ x, então, a única solução possível é: x = y
  3. Propriedade transitiva: Se x ≥ y e y ≥ w, então: x ≥ w
  4. Compatibilidade com adição e subtração: O acréscimo ou redução de um mesmo valor em ambos os termos não prejudica a inequação:
    x ≥ y
    x + w ≥ y + w
    x – w ≥ y – w
  5. Compatibilidade com a multiplicação e divisão: Para qualquer valor w ≥ 0, a multiplicação de ambas as variáveis da inequação não prejudicará o seu resultado final:
    x ≥ y
    x . w ≥ y . w
    x/w ≥ y/w

Essas propriedades são importantes para a sequência das aplicações de inequações, além de ajudar a fixar o conhecimento adquirido. Ainda assim, o principal cuidado a ser tomado é em relação a possível mudança de sinal da equação, mas com um pouco de prática este assunto será facilmente compreendido!

Compartilhar
25 Temas

Receba GRATUITAMENTE um ebook com os possíveis temas da redação do Enem 2018




Sim Não
* Um produto Descomplica




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Estudando as Inequações do Primeiro Grau – Matemática • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Estudando as Inequações do Primeiro Grau – Matemática • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *