ESTUDANDO ALGUNS CONCEITOS DE ESTATÍSTICA

Vamos apresentar a seguir alguns conceitos que serão importantes para explorarmos a estatística. Este importante ramo da matemática se faz presente nas mais diversas situações de nosso dia a dia, inclusive em questões de Ciências Humanas do Enem, de modo que ao compreendê-los podemos utilizar de maneira proveitosa estes conceitos.

A estatística já é utilizada desde a antiguidade, de maneira a organizar os eventos, além de permitir um melhor acompanhamento de processos, como ocorre nas indústrias e até mesmo pelo país, que realiza através do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) censos periódicos, de maneira a determinar quantos habitantes temos em nosso país, a renda dos cidadãos e diversos outros fatores.

Quando falamos destes conceitos, o primeiro a ser definido é o conceito de população. A população é definida como um conjunto, que abrange todo o universo de informações que são necessárias. Como falamos acima, para o censo realizado pelo IBGE, a população são todos os habitantes do Brasil. Mas a população não é formada necessariamente por pessoas, podem ser lotes de peças em uma fábrica, ou um conjunto de alimentos em um supermercado. O importante é que a população deve abranger todo o conjunto no qual se deseja retirar informação. É importante ressaltar que cada alvo de estudo possuirá uma população diferente!

Dentro de uma população, normalmente não serão trabalhados todos os elementos. Para isso, deve-se retirar uma amostra dessa população. Deste modo, uma amostra representa uma parcela da população que será efetivamente analisada. Por exemplo nas pesquisas eleitorais, como não é viável entrevistar todos os eleitores, são retiradas amostras de diversas regiões e realidades, o que normalmente leva a resultados que possuem boa precisão!

Da amostra escolhida, são coletadas as variáveis de interesse. As variáveis de interesse são aquelas informações as quais queremos saber sobre a amostra utilizada. Por exemplo, ao realizar o censo doo IBGE, as pessoas são perguntadas sobre quantas pessoas habitam em sua residência. Desta forma, podemos dizer que para esta situação, a quantidade de pessoas que habitam a mesma residência é uma das variáveis de interesse do censo.

As variáveis de interesse são distribuídas de acordo com algumas classificações, as quais veremos a seguir. Podemos ter variáveis quantitativas, como por exemplo a idade e renda de uma amostra, ou qualquer outra variável que possa ser medida! Essas variáveis ainda podem ser divididas em variáveis quantitativas contínuas, aquelas que expressam um valor real de determinada amostra, como a altura de uma pessoa ou o peso de uma peça, ou podem ser variáveis quantitativas discretas, que indicam valores de uma contagem no geral, como número de integrantes da residência ou quantidade de veículos produzidos em uma seção da fábrica.

As variáveis de interesse podem ser também qualitativas. Essas variáveis são aquelas em que não se mede a amostra, mas sim a classifica. Por exemplo, ao questionar o sexo de uma amostra, vamos classifica-la de acordo com o seu gênero, ou ao perguntar sobre o grau de escolaridade, podemos agrupar em grupos de interesse semelhantes! Normalmente as variáveis qualitativas são ordinais, de modo que perceberemos a sequência de grupos possíveis!

Estes conceitos acima serão importantes para a sequência das atividades de estudo da estatística. Portanto, com a compreensão deste assunto, será possível estudar de maneira mais profunda os artigos seguintes, trazendo situações e conceitos relacionados a estatística! Até breve!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *