Estudando a Respiração Celular – Etapa da Glicólise

O processo da respiração celular é o principal para obtenção de energia necessária para as reações das células dos seres humanos e animais. A respiração celular é complexa muito cobrada em questões de Biologia do Enem e vestibulares, devido a sua grande importância.

Primeiramente devemos compreender que este processo ocorre em três etapas: a glicólise, o Ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.

A glicólise, como o seu próprio nome induz, representa a quebra da molécula de glicose. É uma etapa anaeróbica, ou seja, não utiliza oxigênio e a mesma ocorre no citosol (citoplasma das células).

Pode ser divida em duas partes: a primeira, onde há o gasto de energia (são usadas 2 moléculas de
ATP – e a segunda, onde há a produção da energia (são produzidos 4 moléculas de ATP). Vale lembrar que o APT (adenosina trifosfato) consiste num nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas).

Esquema da Glicólise.

Esquema da Glicólise.

A glicólise é uma etapa com baixo rendimento energético, uma vez que produz apenas 4 moléculas de ATP. No entanto, seu processo consome duas moléculas de ATP, resultando em um saldo de apenas dois ATP nessa etapa. Para a produção de mais energia são necessárias as etapas do Ciclo de Krebs e a Fosforilação oxidativa.

Para a quebra da molécula de glicose são necessárias diversas enzimas e aceptores de hidrogênio (NAD+). Quando estes recebem o hidrogênio, se tornam muito ricos em energia, e na fosforilação oxidativa esse NADH “formado” da glicólise resulta em energia em forma de ATP.

Assim, para a glicólise de uma molécula de glicose são necessários 2 ATPS e a mesma produz 4 moléculas de ATP, 2 piruvatos (que posteriormente serão transformados em energia), 2H+ e 2 NADH, que também serão convertidos em ATP nas
fases seguintes.

A seguir, confira um resumo do processo da glicólise a partir de uma molécula de glicose:

1 GLICOSE + 2 ATP → 2 ATP + 2 NADH + 2H+ + 2 PIRUVATOS

Note que está considerado o saldo de apenas 2 ATP.

Nos próximos artigos abordaremos as outras etapas da respiração celular citadas neste artigo: Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa. Fique ligado!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *