Estudando a Divisão Regional do Brasil: Nordeste

Neste artigo damos sequência a séria que trata sobre as regiões do Brasil. Essas divisões, como já explicamos, foram criadas para possibilitar um melhor estudo desses locais a fim de desenvolver melhorias em âmbitos sociais e econômicos das regiões.

Hoje abordaremos a Região Nordeste, que abrange 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Segundo informações do IBGE, trata-se da região mais populosa do país e com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – característica dada pelo alto índice de mortalidade infantil, problemas de saneamento básico, subnutrição e analfabetismo.

estados_nordesteA Região Nordeste vem apresentando um crescimento econômico nos últimos tempos, que envolve: investimento no turismo regional, devido à grande rede de praias, belezas naturais das cidades litorâneas, transporte, infraestrutura em hotelarias; turismo histórico e cultural; a instalação de indústrias através de atrativos e o cultivo irrigado de frutas e flores do Sertão.

Por ser um local diverso, tanto economicamente como em seu quadro social e natural, o Nordeste é subdividido em 4 grandes domínios: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. Veja as características de cada um deles.

Zona da Mata

Também chamada de Nordeste Oriental, é o local onde predominam os domínios de clima tropical úmido e floresta tropical úmida. Região mais povoada e populosa do Nordeste, que abriga importantes polos industriais, especialmente o petroquímico, com a Refinaria Landulpho Alves. Há a forte presença do solo de massapé, petróleo na plataforma oriental, cacau e fumo.

Agreste

É a área de transição entre a Zona da Mata (clima e vegetação tropical úmida) e o Sertão Nordestino (região semiárida, com vegetação de caatinga). Corresponde praticamente à região do Planalto da Borborema, com relevo de chapadas, abrigando pequenas e médias propriedades policultoras.

Sertão Nordestino

Tem domínio de rios intermitentes, aqueles que o leito seca ou congela durante algum período do ano, com exceção do Rio São Francisco. Apesar da grande extensão em terras – o Sertão abrange mais de 50% de toda área nordestina e o norte de Minas Gerais – é pouquíssimo povoada, devido aos problemas sociais e climáticos. A atividade dominante é a pecuária extensiva e a presença de policultura nas áreas úmidas.

Meio-Norte

Também conhecido como Nordeste Ocidental, é formado somente pelos estados do Maranhão e do Piauí e caracteriza-se como uma área de transição entre o Sertão e a Amazônia (clima e vegetação equatoriais). Possui forte presença de babaçu e carnaúba (Mata dos Cocais) e destaque para a siderurgia.

Compartilhar

2 Comentários

Divisão Regional do Brasil: Região Centro–Oeste | infoEnem

[…] as características naturais, geográficas, vegetais e socioeconômicas. As regiões são: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Agora, iremos conhecer um pouco da região Centro –Oeste, que é […]

Responder

SAMUEL DA SILVA ALENCAR

Elucidante!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *