Estudando a Diferença Entre Cidade e Município

Em nossa postagem de hoje vamos falar de um assunto muito interessante para as questões de geografia para o Enem. Vamos explicar a diferença entre os conceitos de cidade e município. Para isso, vamos apresentar a definição destes dois conceitos, os quais muitas vezes acabam sendo confundidos.

Ao contrário do que se possa imaginar, cidade e município não são sinônimos, embora diversas vezes sejam utilizadas como sinônimos. Para entender a diferença entre estes conceitos, vamos primeiro explicar o conceito de município, para depois focarmos nas suas subdivisões.

Município

Um município é definido como sendo uma das subdivisões de um estado, administrado por uma prefeitura e também por um conjunto de vereadores. O município possui sua fronteira delimitada legalmente e, inclusive, pode apresentar mais de uma cidade em seu interior. Por exemplo, o estado de São Paulo possui ao todo 645 municípios. E quando falamos em um município, estamos tratando de uma extensão territorial, ou seja, estamos falando em área. O maior município do Brasil é a cidade de Altamira, localizada no Pará. Embora apresente pouco mais de 100 mil habitantes, apresenta quase 160 mil km² de área, sendo maior, inclusive, que o estado de Sergipe.

Os municípios são, de maneira geral, compostos por uma área rural normalmente denominada campo, e por uma área urbana, denominada cidade. Como vimos no início da postagem, vamos agora entender melhor este conceito.

Cidade

Como mencionamos no parágrafo anterior, uma cidade é definida como a área urbana de um município, e esta área também é delimitada por lei, inclusive possuindo uma tributação diferenciada. A delimitação de uma cidade é dada pelo perímetro urbano, e o perímetro urbano será diferente conforme o grau de desenvolvimento e quantidade de pessoas presente no município. O município de São Paulo é altamente urbanizado e apresenta uma elevadíssima população, o que faz com que o município seja composto majoritariamente pelo perímetro urbano, ou seja, cidade. Desta maneira, podemos dizer que a cidade de São Paulo é a maior cidade do Brasil. Já o município de Altamira, apesar de toda a sua extensão territorial, apresenta pequeno grau de industrialização e população baixa, o que faz com que o município seja majoritariamente rural. Deste modo, a cidade de Altamira pode ser considerada pequena.

Diferença entre Município e Cidade

Para concluirmos, vamos então fazer uma revisão do conteúdo que foi abordado nesta postagem. O município é a área territorial demarca pelo estado, se tornando uma das subdivisões que compõem um estado. Dentro de um município, possuímos duas áreas distintas, a área rural (campo) e a área urbana (cidade), as quais possuem critérios de classificação e são diferentes de acordo com o município.

Portanto, estudamos em nossa postagem de hoje a diferença entre dois conceitos importantes de geografia. Embora estas palavras muitas vezes sejam utilizadas de maneira equivocada, você pode agora utilizá-las de maneira correta, uma vez que compreende a diferença entre os dois conceitos. Ao entender esta diferença, você estará cada vez mais preparado para a realização das provas do Enem. Aproveite!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *