Estratégias Enem 2017: Aprenda a Controlar seu Tempo na Prova

Finalmente chegamos no terceiro e último capítulo da nossa série sobre estratégias para o Enem 20117.

Caso não tenha acompanhado nossas últimas publicações, vale a penas rever os dois primeiros artigos que trazem uma sustentação para as estratégias traçadas para a prova e que apresentaremos nesta matéria. Vamos apenas relembrar rapidamente para que possamos retomar o raciocínio:

  1. Saiba Qual Será o Modelo de Prova do Enem 2017 – Após as mudanças anunciadas pelo Inep, vários estudantes ficaram preocupados. Por isso, apresentamos todas as divisões e regras da próxima edição do exame. Veja a postagem completa.
  2. Afinal, Como funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI)? – Nesta publicação, o foco foi a incompreendida TRI. Isso porque, compreender pelo menos um pouco do seu funcionamento é fundamental para que uma podermos traçar estratégias realmente eficazes para a prova. Leia a publicação sobre a TRI.
  3. Com as informações dos dois primeiro artigos, é hora da estratégia. Basicamente são três recomendações:

    Gabarito Totalmente Preenchido

    Caso tenha prestado atenção no segundo texto, a TRI não “tira” ponto de quem acertou no chute. Ela apenas atribui uma nota inferior em comparação com quem acertou o item sem chutar. Assim sendo, o gabarito do exame deve ser entregue totalmente preenchido. Em outras palavras, caso leia uma questão e não saiba responder, você tem que chutar!

    Certifique-se de Ler Todas as Questões do Exame

    As questões do Enem não vêm como uma descriminação “questão fácil” ou “questão difícil”. E, justamente por conta da TRI, deixar de ler todos os enunciados pode fazer com que você erre itens fáceis. Além de perder ponto nessas questões, sua nota naquela que cobra o mesmo conhecimento e que você acertou também será comprometida. Exatamente! Não entendeu por que? Então releia o segundo artigo da nossa série.

    Técnica para o controlar seu tempo

    Dentre todas as estratégias, certamente esta é a principal. Uma metodologia para você fazer a prova sem perder o controle do tempo.

    Como já deve saber, considerando uma hora para realizar a redação, você terá, por dia de prova, 270 minutos para resolver 90 questões e passá-las par o gabarito oficial. Ou seja, na prática, terá menos de 3 minutos por questão para desenvolver sua resolução.

    Nossa recomendação é para que realize cada item numa média de 24 questões por hora. Para isso, é necessário um tempo médio de resolução de 2min30s por questão.

    Conseguindo manter esse ritmo, terminará cada dia de provas objeivas em 3h45min. Ou seja, ainda terá 45 minutos para passar suas respostas ao gabarito e voltar nas questões que não conseguiu resolver, mas que acredita que com um pouco mais de atenção possa chegar na resposta correta.

    Veja na figura abaixo esse esquema de controle de tempo desenvolvido pela equipe infoEnem e que vem apresentando ótimos resultados:

    Ainda tem dúvidas, em alguma estratégia ou mesmo no controle do tempo? Não se preocupe. Fizemos um vídeo explicando cada uma delas e como você deve aplicá-las durante a prova. Assista!

    Agora, com todas as informações dessa nossa série e com as estratégias em mente, é hora de treinar. Exatamente, praticar!

    Pensando nisso, o infoEnem acaba de dar um super desconto para que estudantes de todo o Brasil possam participar da Plataforma de Simulados Online do Enem. Quem se inscrever AGORA, pagará apenas 99 centavos no primeiro mês. É isso mesmo que você leu! Menos de um real no primeiro mês para ter acesso à melhor plataforma de simulados do computador, celular ou tablet!

    Não perca mais tempo e clique aqui para se cadastrar, pois a promoção pode acabar em poucas horas.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *