Estão Abertas Inscrições Para o Sisu do 2° Semestre

Começaram nesta terça-feira (04/06) as inscrições para as vagas oferecidas para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para se inscrever você deve acessar o site do Sisu (disponível neste link) e realizar o processo de inscrição. O prazo para realizar a inscrição vai até a sexta-feira (07/06), e os resultados serão divulgados no dia 10 de junho.

Informações gerais sobre as vagas

De acordo com os dados divulgados pelo MEC na última segunda-feira (03/06), são ofertadas 59 mil vagas nas instituições públicas de ensino superior. As vagas estão divididas entre 1731 cursos e 76 instituições de ensino por todo o país.

A quantidade de vagas ofertadas para o segundo semestre de 2019 é 3,8% superior ao mesmo período do ano passado e, quando comparamos a quantidade de instituições participantes, o aumento é de 11,8%.

Os cursos que ofertam a maior quantidade de vagas são administração, pedagogia e ciências biológicas. Os estados com a maior quantidade de vagas ofertadas são, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraíba. A instituição que oferece o maior número de vagas é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), oferecendo ao todo 4388 vagas!

Como me inscrevo para o Sisu e como funciona a seleção?

Para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o candidato precisa ter participado das provas do Enem 2018 e tirado nota superior a zero na prova de redação. Atendendo a estes requisitos, o candidato deve acessar a página do Sisu (neste link) e realizar o login com número de inscrição do Enem 2018 e senha utilizada na inscrição para as provas do Enem.

Durante o período da seleção, o sistema do Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte por curso, turno e também por modalidade (como os cotistas, por exemplo). Você pode selecionar até duas opções diferentes de cursos, como primeira e segunda opção.

Para se candidatar em uma vaga, o candidato deve primeiramente comparar a sua nota com a nota de corte. Sua nota provavelmente será diferente conforme a instituição e cursos escolhidos, uma vez que as instituições tem liberdade para selecionar pesos diferentes para diferentes áreas do conhecimento. Por exemplo, um curso de engenharia pode apresentar peso 2 para as notas obtidas na área de matemática e suas tecnologias, pois acredita-se que o domínio desta área do conhecimento possui maior importância ao longo do curso, e assim por diante.

Caso a nota esteja acima do corte, você deve estar atento, pois as notas variam dia após dia. Sendo assim, se você estava acima da nota de corte no primeiro dia, talvez não esteja no último, portanto fique atento! Você também pode selecionar uma das categorias cotistas, desde que cumpra os requisitos indicados pela categoria.

E se eu não for selecionado em nenhuma das opções?

Se acalme! Não está tudo perdido! Caso não seja aprovado, o candidato deve manifestar interesse na lista de espera, entre os dias 11 e 17 de junho. As convocações da lista de espera se iniciam a partir do próximo dia 19.

Fique de olho no InfoEnem para receber as melhores informações sobre o Enem, além de conteúdos novos todos os dias!

 

 

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *