Estão Abertas as Inscrições no Prouni 2017, Prazo Segue Até Dia 3

Já estão abertas as inscrições para a primeira seleção do Prouni 2017, o Programa Universidade Para Todos. O período para cadastro e disputa das bolsas de estudo segue até às 23h59 da próxima sexta-feira (03).

Para poder participar do processo seletivo do Prouni os candidatos devem atender a uma série de exigências. A primeira delas é ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de pontuação superior a zero na redação. Vale esclarecer que o desempenho no exame será o único critério para classificação dos candidatos.

Além disso, o participante também deve possuir diploma do ensino médio, comprovando ter cursado toda esta etapa em escola pública ou particular como bolsista integral. Não ter formação em curso superior também faz parte das exigências do programa.

Quanto aos critérios de renda, o Prouni exige renda familiar máxima de até 3 salários mínimos por pessoa – R$ 2.811,00 – para bolsas parciais (50% da mensalidade), enquanto para bolsas integrais a renda familiar máxima aceita é de 1,5 salário – R$ 1.405,50 – per capta.

Como se Inscrever no Prouni 2017

A inscrição é gratuita e online, disponível na página do processo seletivo: siteprouni.mec.gov.br. Na tela inicial o candidato deverá clicar em “Fazer inscrição” e depois fazer login com o número de inscrição e senha do Enem 2016, lembrando que quem perdeu estes dados pode recuperá-los aqui.

Durante o preenchimento do formulário de inscrição, os candidatos deverão completar as etapas de dados pessoais, questionário socioeconômico, grupo familiar e por fim os cursos. Nesta última etapa o candidato poderá escolher de fato as duas opções de curso dentre as mais de 214 mil bolsas disponíveis.

Atualização das Notas de Corte e Classificação Parcial

Todas as madrugadas, por volta de 1h, durante o período de inscrições, o sistema do Prouni irá atalizar as notas de corte de cada opção. O ponto de corte nada mais é do que a pontuação do último colocado entre os candidatos que estão na zona de classificação para uma determinada escolha de inscrição.

Além disso, o programa também libera a classificação parcial (posição) do candidato referente ao dia anterior. Tais informações podem ser usadas como referência pelos participantes para decidirem manter a inscrição na mesma vaga ou não. Isso porque é possível alterar as duas opções de bolsa ilimitadas vezes durante a fase de inscrições, sendo válidas as últimas mudanças registradas.

Cronograma Prouni 2017

Após o encerramento das inscrições, o resultado com a lista de aprovados na primeira chamada deve sair em 6 de fevereiro, com prazo para entrega da documentação até o dia 13 seguinte. A segunda chamada está prevista para 20 do mesmo mês, com comprovação de informações até o dia 24. Confira o restante do cronograma na imagem a seguir.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




5 Comentários

cris

boa tarde. gostaria de saber, se posso conseguir uma bolsa, somente por ter feito o Enem, e ter conseguido uma nota de 490,00 e redação 500,00, este ano completo 60 anos e só cursei o fundamental , ,mas consegui o certificado do Ensino médio pelo Enem, gostària de fazer superior, a distáncia,

Responder

Kele Silva

Olá Boa Noite!

Gostaria de me informa se minha note do Enem de 2014 que mas alta do que minha nota do ano 2016, posso usar-la para tentar o Fies de 2017.

Responder

Gabriela

Boa noite, gostaria de saber se os 10% de bônus oferecidos pela ufpa podem ser aderidos no ProUni e sisu?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *