Estão Abertas as Inscrições no Fies 2017/2 – Saiba Como Participar

Foram abertas as inscrições para o Fies 2017/2, o segundo processo seletivo deste ano do Fundo de Financiamento Estudantil. Esta edição oferece 75 mil novos contratos de financiamento a juros baixos em instituições privadas de ensino superior associadas. Confira a seguir todas as regras do programa, saiba como participar e veja o cronograma.

Quem Pode Participar?

Para poder concorrer as vagas do fundo o candidato deve ter prestado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 em diante e obtido nota média de pelo menos 450 pontos nas provas, sendo que a pontuação da redação deve obrigatoriamente ser maior que zero na redação. Além disso, o candidato deve, cumulativamente, ser indegrante de família com renda de no máximo 3 salários mínimos per capta, o equivalente a R$ 2.811,00 por pessoa.

Como Fazer a Inscrição no Fies

O procedimento de inscrição é 100% online e gratuito. O interessado pode se inscrever até às 23h59min do dia 28 de julho, diretamente no portal Fies Seleção. Logo após entrar na página haverá as opções “Consultar vagas” e “Fazer minha inscrição”.

Depois de escolher a instituição, curso e turno referentes ao financiamento, o participante irá realizar um breve cadastro com CPF, data de nascimento e senha de acesso. Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e–mail registrado um link para ativação. Somente após este passo a passo será possível concluir a inscrição de fato.

Alteração da Opção de Inscrição

Conforme as regras do processo seletivo, o candidato pode mudar sua opção de curso/financiamento escolhida quantas vezes quiser, mas somente enquanto o prazo de inscrição estiver aberto. Nesse caso será considerada somente a última alteração no sistema.

Atualização das Notas de Corte do Fies

Conforme define o próprio site do Fies, a nota de corte:

É a nota mínima que mantém o candidato entre os potencialmente selecionados em um curso, com base no número de vagas disponíveis e no total de inscritos naquele curso. A nota de corte apresentada pelo Fies Seleção considera apenas as notas obtidas pelos candidatos que não tenham concluído curso superior e ou que tenha sido beneficiado pelo Fies.

A nota de corte será informada automaticamente para um determinado curso sempre que houver número de inscritos maior que a quantidade de vagas total daquela opção. Por exemplo, se para um curso X numa universidade Y houver 30 vagas e apenas 15 inscritos, não aparecerá a nota de corte, uma vez que todos os inscritos estão dentro da faixa de aprovação.

É importante esclarecer que tal informação não é calculada em tempo real e que deve servir apenas como uma referência para os inscritos optarem mudar ou não sua opção de curso.

Cronograma e Lista de Espera

O cronograma da seleção define que, após o encerramento das inscrições em 28 de julho, será publicado o resultado com a lista de aprovados na chamada única do Fies em 31 de julho. Nesta mesma data, os inscritos não pré–selecionados serão automaticamente incluídos na lista de espera do programa, devendo acompanhar a eventual futura convocação no Fies Seleção.

Cronograma do Processo Seletivo Fies 2017/2 – Portal infoEnem
EventoData / Prazo
Publicação do Edital com Regras24 de julho
Consulta de Vagas no Fies Seleção24 de julho
Período de Inscrições25 a 28 de julho
Resultado com Lista da Chamada Única31 de julho
Cadastro na Lista de Espera (Reprovados)31 de julho
Conclusão da Inscrição dos Aprovados (Sisfies)1º de agosto a 8 de setembro
Convocações da Lista de Espera1º de agosto a 3 de setembro

Já os classificados terão prazo de 1° a 8 de agosto para concluir sua inscrição no SisFies, o sistema informatizado do programa.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *