Entenda tudo sobre o pH

Quando falamos de Química, um tema muito recorrente nas últimas edições do Enem e dos grandes vestibulares refere-se ao pH, índice que revela se uma substância é ácida, básica ou neutra. Entretanto, existe uma série de características que devem ser conhecidas, então vamos compreender um pouco mais sobre ele.

Primeiramente, vamos entender este nome, o que significa pH? Esta abreviação refere-se ao potencial hidrogeniônico de uma solução, ou seja, ele é definido pela concentração de íons de hidrogênio que compõem a solução. A escala do pH vai de 0 a 14, logo, um pH 7, que se localiza no centro da escala, determina uma substância neutra. Conforme o pH diminui, quer dizer que a concentração de íons H+ é maior e a solução torna-se mais ácida. Logo, um pH maior que 7 determina uma substância básica, devido à uma menor concentração de íons H+.

Podemos lembrar melhor desta escala pensando em substâncias comuns em nosso dia a dia. O vinagre, por exemplo, é uma solução ácida e seu pH é de aproximadamente 3. Já o cloro, com pH de aproximadamente 12,5, é uma solução básica.

Para determinar o pH de uma determinada solução são utilizados indicadores ácido-base como por exemplo a fenolftaleína e o tornassol, substâncias que mudam de cor quando entram em contato com uma solução ácida ou básica. Contudo, existe também um equipamento denominado pHmetro ou peagômetro que tem como função determinar o pH de uma solução.

Com as mesmas características do pH, existe também o pOH, potencial hidroxiliônico, o qual é definido pela concentração de OH na solução, ao invés de H+. Sua escala também varia de 0 a 14 e a soma do pH com o pOH sempre deve resultar em 14. Por exemplo, se o vinagre, como falamos anteriormente, tem pH 3, o seu pOH será 11. Podemos observar portanto, que embora menos utilizado, é importante conhecer o pOH, já que ele pode ser utilizado para encontrar o pH de uma solução e pode ser a chave da resolução de uma questão do vestibular.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *