Entenda o Que É a Organização das Nações Unidas – ONU

Em um artigo anterior, falamos sobre as conferências ambientais organizadas pela ONU, Organização das Nações Unidas, mas essa não é a única função da organização. Então quais são as responsabilidades dessa instituição? Quem controla suas decisões? Neste artigo responderemos estas questões e entenderemos um pouco mais sobre o órgão.

Após a Segunda Guerra Mundial, havia fortes atritos internacionais e uma grande necessidade de promover a paz a fim de evitar novos conflitos. Com o objetivo de restabelecer uma harmonia mundial, 51 países se uniram, dentre eles o Brasil, e em 24 de outubro de 1945 fundaram a ONU, organização que substituía a Liga das Nações, fundada em 1919 com objetivos semelhantes, mas que não havia sido bem estruturada e não conseguiu evitar a Segunda Grande Guerra.

Dentre os principais objetivos da ONU, estão a promoção da paz e da segurança mundial, prevenir conflitos armados, garantir os direitos humanos, reduzir a desigualdade social e reforçar as relações e o diálogo entre os países.

Dentro da organização existem dois órgãos responsáveis por tomar decisões, a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança.

Símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assembleia Geral

Esta primeira, da qual participam igualitariamente os 193 países membros, tem como função analisar e discutir questões relativas à paz e segurança ou outras pautas importantes no contexto atual, que não estejam em discussão no segundo órgão e eleger os membros deste.

Conselho de Segurança

Já o Conselho, que possui maior poder, é composto por cinco países permanentes, Estados Unidos, Inglaterra, França, China e Rússia, e dez rotativos, que são escolhidos pela Assembleia e atualmente são Bolívia, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Etiópia, Cazaquistão, Kuwait, Holanda, Peru, Polônia e Suécia. Portanto, dos 193 países membros da ONU, quinze possuem o maior poder de decisão e destes, apenas os cinco permanentes possuem poder de veto, o que torna a organização pouco igualitária.

Além destes dois órgãos principais, existem mais quatro, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado, também muito importantes e, desde 2017, quem preside a organização é o português António Guterres, que substituiu o sul coreano Ban Ki-moon.

Outras Entidades Relacionadas a ONU

Há também uma série de organizações associadas à ONU que auxiliam na resolução de questões associados a temas específicos, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) que trata das questões mundiais relativas à saúde, a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) que trata das questões relativas às crianças, entre outras.

O grande objetivo de evitar outra grande guerra vem sendo cumprido, entretanto, muitas críticas ainda são feitas à organização em relação aos conflitos na África e no Oriente Médio que não são apaziguados e são motivo de muitas mortes. Além disso, críticas também são feitas em relação ao real poder de decisão da Organização, já que durante a Guerra do Iraque, ela determinou que os Estados Unidos não poderiam atacar o Iraque, o que foi desrespeitado sem nenhuma penalização para os norte-americanos.

A ONU, portanto, tem grande importância na conciliação entre os países e na determinação de medidas que devem ser tomadas para assegurar a paz, a segurança e resolver problemas de caráter mundial, embora não seja totalmente igualitária. E é importante entender o seu papel nas relações políticas, econômicas e sociais atuais, o que pode ser tema de diferentes questões no Enem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *