Entenda o Processo de Independência das Treze Colônias Inglesas

Com o fim do Antigo Regime, começaram a emergir os ideais iluministas que atuaram de forma expressiva no processo de independência das Treze Colônias inglesas, inspirados por pensadores como John Locke e Thomas Paine. Vamos entender neste artigo como se iniciou o processo que levou essas Treze Colônias a posição de país mais poderoso no período.

O território norte-americano começou a receber imigrantes europeus no século XVII devido a perseguições religiosas e dificuldades financeiras que despertavam esperanças em relação ao Novo Mundo. Entretanto, o local já era ocupado pelos indígenas, que resistiram e foram mortos ou expulsos.

A “negligência salutar“, ou seja, autonomia político-econômica em relação à Inglaterra, que estava envolvida em guerras, como a dos Sete Anos, foi uma das principais características das colônias.

Embora autônomas, elas se distinguiam em relação às atividades econômicas. Enquanto ao norte havia policultura em pequenas propriedades e destaque para as atividades comerciais, o sul era caracterizado pelo 1plantation.

A Guerra dos Sete Anos causou grandes prejuízos à Inglaterra, desencadeando o início da exploração de suas colônias. Em 1764, foi anunciada a Lei do Açúcar, que cobrava impostos sobre a exportação deste produto; em 1965, a Lei do Selo, que determinava que todos os documentos, livros, jornais que circulavam nas colônias deveriam conter um selo comprado dos ingleses; em 1765, a Lei dos Alojamentos determinava que os colonos deveriam oferecer abrigo e alimento às tropas inglesas que estivessem em seu território e em 1773, a Lei do Chá determinava que os norte-americanos só poderiam consumir o chá inglês.

Com tais leis, as colônias já não tinham a mesma autonomia, organizando então uma revolta em 1773 – Festa do Chá de Boston – na qual destruíram carregamentos de chá dos navios que estavam no Porto de Boston. Após este episódio, foram aprovadas as Leis Intoleráveis, que impunham, entre outras medidas, o fechamento do Porto de Boston até os colonos pagarem pelo chá destruído.

"Festa do Chá": reação aos novos impostos taxados pelos britânicos.
“Festa do Chá”: reação aos novos impostos taxados pelos britânicos.

Em 1774 foi realizado o Primeiro Congresso da Filadélfia, no qual os colonos redigiram um documento em protesto às Leis Intoleráveis e enviaram aos ingleses. Contudo, o governo não cedeu e, em 4 de Julho de 1776, ocorreu o Segundo Congresso da Filadélfia, no qual os colonos romperam com os ingleses, proclamando sua independência, tendo George Washington como líder das tropas. A Inglaterra mais uma vez não cedeu e se iniciou a Guerra de Independência das Treze Colônias. Com apoio francês, as colônias venceram em 1781 e sua independência foi reconhecida em 1783.

Em 1787, foi promulgada uma carta constitucional, que tornavam o país uma República Federativa Presidencialista, com George Washington como primeiro presidente; assegurava os direitos civis e a liberdade e dividia o poder em Executivo, Legislativo e Judiciário. Entretanto, essa liberdade era relativa, já que a escravidão continuava, as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens e os índios continuavam sendo expulsos de suas terras.

Mesmo com sua independência, as colônias continuaram com divergências na política e economia, o que gerou conflitos que levaram à Guerra de Secessão, assunto para um próximo artigo. Até breve!

0 Shares:
17 comments
  1. Olá, o conteúdo do site é muito bom, contudo, o ano da Lei do açúcar está errada. No texto mostra que é 1965, mas na verdade é 1765.

  2. Meus caros, vocês tem em mãos um ótimo artigo e foi para mim, muito proveitoso. Porém, houve um pequeno errinho na data da Lei do selo em que consta a data de 1965, quando este, na verdade, foi aprovada pelo parlamento inglês em 1765. Obrigado pela atenção e espero ter ajudado.

  3. Alooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like