Entenda o Processo de Independência das Treze Colônias Inglesas

Com o fim do Antigo Regime, começaram a emergir os ideais iluministas que atuaram de forma expressiva no processo de independência das Treze Colônias inglesas, inspirados por pensadores como John Locke e Thomas Paine. Vamos entender neste artigo como se iniciou o processo que levou essas Treze Colônias a posição de país mais poderoso no período.

O território norte-americano começou a receber imigrantes europeus no século XVII devido a perseguições religiosas e dificuldades financeiras que despertavam esperanças em relação ao Novo Mundo. Entretanto, o local já era ocupado pelos indígenas, que resistiram e foram mortos ou expulsos.

A “negligência salutar“, ou seja, autonomia político-econômica em relação à Inglaterra, que estava envolvida em guerras, como a dos Sete Anos, foi uma das principais características das colônias.

Embora autônomas, elas se distinguiam em relação às atividades econômicas. Enquanto ao norte havia policultura em pequenas propriedades e destaque para as atividades comerciais, o sul era caracterizado pelo 1plantation.

A Guerra dos Sete Anos causou grandes prejuízos à Inglaterra, desencadeando o início da exploração de suas colônias. Em 1764, foi anunciada a Lei do Açúcar, que cobrava impostos sobre a exportação deste produto; em 1965, a Lei do Selo, que determinava que todos os documentos, livros, jornais que circulavam nas colônias deveriam conter um selo comprado dos ingleses; em 1765, a Lei dos Alojamentos determinava que os colonos deveriam oferecer abrigo e alimento às tropas inglesas que estivessem em seu território e em 1773, a Lei do Chá determinava que os norte-americanos só poderiam consumir o chá inglês.

Com tais leis, as colônias já não tinham a mesma autonomia, organizando então uma revolta em 1773 – Festa do Chá de Boston – na qual destruíram carregamentos de chá dos navios que estavam no Porto de Boston. Após este episódio, foram aprovadas as Leis Intoleráveis, que impunham, entre outras medidas, o fechamento do Porto de Boston até os colonos pagarem pelo chá destruído.

"Festa do Chá": reação aos novos impostos taxados pelos britânicos.

“Festa do Chá”: reação aos novos impostos taxados pelos britânicos.

Em 1774 foi realizado o Primeiro Congresso da Filadélfia, no qual os colonos redigiram um documento em protesto às Leis Intoleráveis e enviaram aos ingleses. Contudo, o governo não cedeu e, em 4 de Julho de 1776, ocorreu o Segundo Congresso da Filadélfia, no qual os colonos romperam com os ingleses, proclamando sua independência, tendo George Washington como líder das tropas. A Inglaterra mais uma vez não cedeu e se iniciou a Guerra de Independência das Treze Colônias. Com apoio francês, as colônias venceram em 1781 e sua independência foi reconhecida em 1783.

Em 1787, foi promulgada uma carta constitucional, que tornavam o país uma República Federativa Presidencialista, com George Washington como primeiro presidente; assegurava os direitos civis e a liberdade e dividia o poder em Executivo, Legislativo e Judiciário. Entretanto, essa liberdade era relativa, já que a escravidão continuava, as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens e os índios continuavam sendo expulsos de suas terras.

Mesmo com sua independência, as colônias continuaram com divergências na política e economia, o que gerou conflitos que levaram à Guerra de Secessão, assunto para um próximo artigo. Até breve!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




16 Comentários

Qual a história dos Estados Unidos? - da colonização à independência

[…] Cola da Web, Click Escolar, Todo Estudo, Mundo Educação, Instituto Educação, Resumo Escolar, Info Enem, Grupo […]

Responder

João Victor

Muito bom,esse site ajuda muito.

Responder

Davi A.J

Meus caros, vocês tem em mãos um ótimo artigo e foi para mim, muito proveitoso. Porém, houve um pequeno errinho na data da Lei do selo em que consta a data de 1965, quando este, na verdade, foi aprovada pelo parlamento inglês em 1765. Obrigado pela atenção e espero ter ajudado.

Responder

???????

>Quero falar com a equipe da presidencia!!

Responder

Alooo

Alooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Responder

???????

>Quero falar com a equipe da presidencia!!

Responder

Raphael

Muito bom ;-;

Responder

maicon

esse site me ajudou muito com a minha prova muito bom!

Responder

Nome

> aff

Responder

anonimo

acho que a data da lei do selo esta equivocada

Responder

CDF

> E 1965 ?

Responder

Jefferson

Muito bom artigo.

Responder

lucas de souza

muito bom o artigo esta de parabens

Responder

lucas de souza

muito bom o artigo esta de parabens o dono da pagina

Responder

Guilherme Reis

Artigo muito bom,porem a li do selo foi anunciada em nao em 1965.

Responder

Richard

Gostei muito do artigo

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *