Entenda Diferentes Usos da Palavra A

No artigo anterior, discorremos sobre a diferença entre o ‘há’ e o ‘a’, no que dizia respeito à indicação de tempo (https://www.infoenem.com.br/saiba-quando-usar-corretamente-ha-ou/) . Relembrando, a forma verbal ‘há’ indica tempo passado, enquanto a preposição ‘a’ indica tempo futuro, como se vê em “Há dois anos que ele não tira férias” e “Daqui a dez minutos farei um lanche”.

A palavra ‘a’ pode também funcionar como preposição, quando liga dois termos, estabelecendo uma relação de dependência entre eles. Nesse caso o “a” permanece invariável.

  • Fui a São Paulo.
  • Entreguei comunicados a todos os alunos.

A preposição ‘a’ pode se fundir com o artigo ‘a’, o que resultará em uma crase, indicada pelo acento grave: à (veja mais detalhes sobre esse caso específico em https://www.infoenem.com.br/entendendo-o-conceito-de-crase/ ).

Pronome Pessoal Oblíquo é outra das funções do ‘a’. Nessa situação, ele serve para substituir um nome na frase.

  • Eu encontrei Marta na escola.
  • Eu encontrei-a na escola.

Ainda como pronome, mas agora demonstrativo, o ‘a’ aparece antecedendo o que e pode ser substituídos por aquele(s), aquela(s), aquilo.

  • Não vi o que ele fez. (Não vi aquilo que ele fez.)
  • Essa obra não é a que te indiquei. (Essa obra não é aquela que te indiquei.)

Como artigo, o ‘a’ é uma palavra variável que se coloca antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número, além de determiná-lo.

  • A professora corrigiu as provas.

O artigo também atua distinguindo os homônimos e definindo seu significado, como em:

  • a rádio (emissora) /o rádio (equipamento)
  • a cabeça (parte do corpo) / o cabeça (o líder)

Até a próxima semana!

 


Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso Curso de Redação Online (CLIQUE AQUI para saber mais) e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoEnem, a professora é colunista de gramática do nosso portal. Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *