Entenda as Diferenças Entre Peso e Massa (Física)

Existem vários conteúdos cujos conceitos e entendimento são facilitados pelo nosso cotidiano. Entretanto, quando falamos na diferença entre Peso e Massa, nosso dia a dia prejudica a compreensão da matéria. Veja a frase abaixo:

“Eu estou pesando 85 Kg.”

Essa simples frase, usada por praticamente todas as pessoas, conceitualmente traz um erro gravíssimo, pois “peso” não é medido em quilogramas.
Embora ambas tenham bastante ligação (como por exemplo, serem proporcionais), são grandezas bem diferentes tecnicamente falando. Vamos ver as diferenças teóricas dessa duas grandezas físicas:

Massa

Grandeza física escalar que mede a “quantidade de matéria” de um corpo, cuja unidade de medida no Sistema Internacional de Medidas (SI) é o quilograma (Kg). A massa é intrínseca ao corpo e não varia de acordo com o local.

Peso

Grandeza física vetorial, cuja a unidade no SI é o Newton (N). O Ou seja, peso é uma força, cuja intensidade pode ser representada com a seguinte fórmula:

P = m.g

Onde: m = massa (Kg) / g = Aceleração da gravidade local (m/s2)

A intensidade peso depende tanto do corpo (devido a massa) quanto do local (devido a gravidade), conforme revela a equação acima.

Dessa forma, podemos entender as diferenças dessas grandezas quando, supostamente, uma pessoa sai da Terra e vai até a Lua. Considere os seguintes dados.

  • Massa da pessoa – 85kg
  • Aceleração da gravidade da Terra: 10 m/s2
  • Aceleração da gravidade da Lua: 1,5 m/s2

Com tais informações, podemos fazer as seguintes afirmações:

  1. A massa da pessoa não varia. Ou seja, tanto na Terra quanto na Lua valem 85kg.
  2. O peso da pessoa na Terra vale 850N, pois: P=85×10.
  3. O peso da pessoa na Lua vale 127,5N, pois: P=85×1,5.

Fácil, não é?

Depois de entender cada uma dessas grandezas, podemos perceber como confundimos rotineiramente os conceitos de massa e peso. Claro que não precisa (nem deve, pois seria deselegante) cobrar o conhecimento desses conceitos do seu açougueiro. Entretanto, nas questõrs de Física do Enem e de outros vestibulares não pode haver essa confusão.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *