Entenda a Diferença Entre Artéria, Veia e Capilar

Neste artigo vamos falar sobre biologia, especificamente sobre alguns componentes de nosso sistema cardiovascular, ou sistema circulatório. Explicaremos sobre os três diferentes tipos de vasos para o transporte de sangue, que são: As artérias, as veias e os capilares. Vamos explicar sobre as suas diferenças e também esclarecer conceitos auxiliares para entender corretamente este conteúdo.

Antes de falarmos sobre as suas diferenças, vamos observar quais as semelhanças entre estes vasos sanguíneos. A primeira e mais clara é que ambos servem para o transporte de sangue! Embora estudaremos várias características diferentes, o objetivo principal é o mesmo: o transporte de sangue! Outro ponto comum é a sua estrutura: Embora apresentem dimensões bem diferentes, ambos são formados por células de tecido conjuntivo!

Entendido isso, vamos agora explicar separadamente sobre cada um destes vasos.

Artérias

As artérias são vasos sanguíneos que saem do coração em direção às demais regiões do corpo humano. A medida que se afastam do coração, o tamanho das artérias diminui, uma vez que vão se ramificando. A função principal das artérias é realizar o transporte de sangue rico em oxigênio (o que denominamos sangue arterial) do coração para os tecidos, embora hoje sabemos que existem artérias (como a pulmonar) que transportam sangue com baixo teor de oxigênio.

Como falamos no início, outra característica que podemos utilizar para diferenciar as artérias é o seu tamanho. As artérias, quando comparadas com os demais vasos, são as maiores e mais espessas, uma vez que o sangue que sai do coração está com elevada pressão, que precisa ser suportada pelas artérias. Sendo assim, estas apresentam as maiores espessuras. Como principais exemplos, citamos a artéria aorta e a carótida.

Veias

As veias são vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte de sangue proveniente dos tecidos até o coração. A medida que ocorre a convergência dos vasos sanguíneos, e se aproximam do coração, as veias se tornam maiores, mas não possuem a mesma quantidade de fibras que as artérias, pois a pressão necessária para o transporte de sangue até o coração é relativamente baixa. O sangue transportado pelas veias é denominado venoso, e é um sangue pobre em nutrientes e rico em gás carbônico.

Devido a pressão baixa que ocorre ao longo das veias, são necessárias algumas válvulas para evitar que o sangue retorne, pois os fluidos tendem a seguir o caminho de menor pressão.

Capilares

Por sua vez, os capilares são os vasos sanguíneos de menores dimensões. A sua função principal é realizar a troca entre os tecidos e o sangue, sendo assim responsável pela passagem dos nutrientes e oxigênio para as células. Em função disso, é realmente importante que estes vasos sejam pequenos, pois facilitará a troca entre as células. O diâmetro dos capilares normalmente gira em torno de 8mm!

Veja a seguir uma imagem, exemplificando cada um destes vasos sanguíneos:

Como você pode observar, as artérias e veias possuem dimensões semelhantes, embora as artérias apresentem uma espessura muito maior. Além disso, é possível notar que os capilares possuem uma dimensão muito inferior. Ainda, temos as vênulas e arteríolas, que são apenas veias e artérias de menores dimensões, respectivamente.

Portanto, estudamos os três tipos de vasos sanguíneos. Entender seu funcionamento é importante para a realização do Enem, uma vez que costuma figurar entre as questões de biologia da prova!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Estudando o Coração – Biologia no Enem • infoEnem | infoEnem

[…] demais regiões do corpo! O nosso coração funciona basicamente como uma bomba, que por meio das artérias impulsiona o sangue rico em oxigênio (arterial) para os tecidos e também leva o sangue com baixo […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *