Enem Prisional termina hoje

Termina nesta terça-feira (29) a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 527 unidades prisionais espalhadas pelo Brasil. Participaram do exame, que é realizado desde 2004, adultos em situação de privação de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. Esta edição teve um total de 14.118 inscritos, dos quais 13.962 realizaram a prova. A diferença entre o número de inscritos e participantes ocorre em função de soltura ocorrida nesse intervalo de tempo entre inscrição e aplicação do Enem.

O formato do Enem prisional é mesmo do Enem tradicional, composto pela redação mais 45 questões de cada uma das 4 áreas do conhecimento. Hoje, os participantes realizam as provas de Linguagens e Códigos, além de Matemática e a Redação.

Além do mesmo modelo de prova, o Enem prisional também calculará as notas de seus candidatos com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), assim como no tradicional, o que possibilita a comparação entre os resultados de ambas. Desta maneira, esta edição especial tem a mesma validade, ou seja, concorre juntamente com a edição principal do ENEM 2011.

Os presos podem utilizar as notas obtidas no Enem para pleitear uma vaga em instituição pública de ensino superior (através do Sisu) ou bolsa em faculdade particular pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Caso aprovados, eles podem eventualmente solicitar autorização na Justiça para estudar. Outra possibilidade é usar o resultado do Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Se o candidato atingir uma pontuação mínima em cada área, poderá fazer essa solicitação às secretarias estaduais de educação.

Em função do número reduzido de participantes, o Enem 2011 para detentos tem a divulgação do resultado prevista para o dia 04 de janeiro de 2011, mesmo dia da edição principal.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *