Enem: Não Transcrevi a Frase do Caderno no Cartão-Resposta. E agora?

No calor, ansiedade e nervosismo da hora de realização das provas do Enem 2017, muitos candidatos cometeram o equívoco de esquecer de transcrever a frase de segurança referente a cor do seu caderno de questões para o cartão-resposta (gabarito com a alternativa assinalada para questão).

Após a aplicação, inúmeros participantes entraram em contato com nosso Portal nos questionado sobre a seguinte dúvida: Afinal, o que acontece quando o candidato não transpassa a frase do caderno para o cartão (gabarito)?

Nossa equipe foi em busca da resposta no Edital do exame e também entrando em contato com o atendimento telefônico do Ministério da Educação (MEC), no 0800 616161. Confira.

Segundo os itens 13 (13.1 e 13,2) e 14 (14.1 e 14.2) do documento que define as regras do exame nacional, reproduzidos abaixo, e também conforme a atendente do MEC (protocolo de atendimento número 20170014802805),a prova daquele candidato que não escrever a frase de segurança para o cartão-resposta “não será corrigida“, ou seja, não terá nota.

13. DA CONFERÊNCIA DE DADOS E ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO

13.1 São de responsabilidade do PARTICIPANTE a leitura e a conferência de seus dados registrados na Capa do Caderno de Questões, nos Cartões-Resposta, na Folha de Redação, nas Listas de Presença, na Ficha para Coleta de Dado Biométrico e nos demais documentos do Exame.

13.2 A capa do Caderno de Questões possui uma FRASE em destaque e caberá obrigatoriamente ao PARTICIPANTE:

13.2.1 Transcrever, no Cartão-Resposta, a FRASE apresentada na capa de seu Caderno de Questões do respectivo dia de provas.
13.2.2 Assinar, nos espaços próprios, o Cartão-Resposta referente a cada dia de provas, a Folha de Redação, a Lista de Presença, a Folha de Rascunho, a Ficha para Coleta de Dado Biométrico e os demais documentos do Exame.

14. DA CORREÇÃO DAS PROVAS

14.1 Não terá as provas corrigidas, referentes a cada dia do Exame, o PARTICIPANTE que deixar de transcrever a FRASE constante da capa do seu Caderno de Questões.

14.2 Somente serão consideradas para efeito de correção as redações transcritas para a Folha de Redação e as respostas efetivamente marcadas no Cartão-Resposta, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sem emendas ou rasuras.

Vale esclarecer que isso não significa que o concorrente foi eliminado ou desclassificado do exame, porém é como se o mesmo não tivesse comparecido naquele dia de aplicação, tendo suas provas zeradas.

Frase do caderno Amarelo do primeiro dia do Enem 2017. Reprodução/G1

Outra Dúvida Recorrente: Número de RG Incorreto

Outra dúvida recorrente entre os participantes é sobre o que fazer quando o número do RG estiver incorreto. De acordo com consultores no contato telefônico, quem se encontrar nesta situação deverá realizar abertura de demanda junto ao o atendimento do MEC após a prova para corrigir o dado, uma vez que alteração era permitida somente no período de inscrições do Enem 2017.

O candidato que identificou ou identificar tal problema deve informar imediatamente o fiscal de sala, que tomará as providências cabíveis. Na nossa interpretação o fato do número do documento estar incorreto não deve causar prejuízo aos candidatos.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




25 Comentários

SAÚDE

Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.

Responder

Ana Silva

Eu transcrevi as frases nos dois dias de prova, mas não lembro de ter marcado a opção da cor da prova..nem lembro se tinha ou não este ano. É tanta pressão q esquecemos de fazer as coisas mais simples.. Será q minha prova não será corrigida?

Responder

Meunia

Minha filha esqueceu também de transcrever a frase. Ela disse que no primeiro dia fiscal falava toda hora e ela colocou, mas ontem o fiscal nã falou em nenhum momento que tinha que colocar, ela acabou esquecendo.

Responder

Fernando

A frase permitia a verificação grafológica, com o objetivo de checar se o autor da redação era realmente a pessoa inscrita

Responder

Rodrigo

As regras do Edital devem ser cumpridas. Em vestibular e concurso não tem colher de chá.

Responder

Ana Patrícia

Passei a noite em branco quando meu filho com um olhar de profunda tristeza me olhou e disse que havia esquecido de transcrever a frase, fiquei com meu coração partido, ele abriu mão de tudo esse ano, estudou incansavelmente dia e noite, eu não acredito que por conta de uma frase o Inep vai fazer o meu filho chorar dias e noites…

Responder

Agd

Eu escrevi uma palavra da frase errada. O inep divulgou que irá corrigir as de quem esqueceu. E as de quem errou? Será que vai ser considerada marcação na prova? Gostaria muito de saber disso!

Responder

Gilberto Vieira

Apesar das regras, existem orientador na sala que recebe as respostas, ele não tem obrigação nenhuma de orientar e verificar o preenchimento dos Campos fundamentais???
Alguém conhece algum recurso jurídico que possa ser aplicado???

Responder

Patrícia vilas Novas Fernandes chaia

Meu filho estudou durante um ano, todos os dias, de 8 da manhã até as 22 horas para conseguir uma boa nota no Enem.Mas, com o nervosismo do momento acabou escrevendo o seu próprio nome ao invés da frase.Acho muito injusto ele é todos que acabaram cometendo o mesmo equívoco ficarem prejudicados por isso.Nossa família está muito triste.Um sonho que acabou se tornando um pesadelo.

Responder

marcia

> Concordo com você. É muito triste e injusto, mas tenha fé nada acontece por acaso. Ele ainda vai se beneficiar muito na vida desta experiência. tenha certeza. E não querendo me intrometer deixe ele fazer a segundo prova e dessa vez ele vai entregar como manda o edital. Sei que é difícil, mas você conhece seu filho melhor que ninguém, para apoia-lo neste momento.

Responder

Lívia

Temos um grupo com várias pessoas do Brasil que se esqueceram de transcrever a frase. Queremos a correção de nossas provas!
Quem quiser entrar no grupo, segue o link: https://goo.gl/5SVuwW

Responder

marcia

> Não consegui entrar no grupo

Responder

ROSI

eu também esqueci, mas as ficais da sala é obrigada a orientar e elas não fizeram isso, portanto o erro não é só do do aluno.

Responder

maria lucia

qual a finalidade da frase? saber se o próprio candidato fez a prova, através do exame grafológico? mas o enem tem a redação com a letra do candidato, portanto pode ser usada; para identificar o tipo de prova/ mas o caderno e o gabarito já tinham a cor, portanto é inútil. Peder a prova só por ter esquecido uma frase que pelo visto é inútil??? o MP deveria entrar com MS em favor dos estudantes.

Responder

Glayce

Oi. Eu escrevi a frase , so que por conta do nervoso eu acabei escrevendo uma palavra errad ai eu risquei e continui na frente , isso pode me eliminar ou n ?

Responder

Elionay Amaral

Eu perdi a esperança, marquei o gabarito pela metade, esqueci de marcar as questões que vinha após o tema da redação.??

Responder

Albert

E a redação?será corrigida?

Responder

Vinicius

Quem teve a prova anulada no primeiro dia, poderá ter a prova do segundo dia corrigida?

Responder

Jeremias

espero muito que a falta da frase do cartão-resposta não prejudique o candidato, seria muito injusto um estudante ser eliminado por conta de UMA FRASE mesmo que seja por questão de segurança… e infelizmente está escrito no edital que a prova n será corrigida sem a transcrição da frase, agora é só esperar para ver nó que dá até a saída do resultado ou algum pronunciamento por parte do INEP

Responder

walisson

> me ferrei

Responder

pedro

mesmo o coordenador assinar na ata que o participante compareceu ele será eliminado?

Responder

Fábio Magalhães

Entendo que esta aplicação de não realizar a correção da prova em que o candidato tenha esquecido a transcrição da frase é injusta. Haja visto que para esse ano, tanto o cartão resposta quanto o caderno de questões estão identificados com números que representam as identificaçõesa a quem pertence a prova e da coloração do caderno.

Cabe destacar que muitos estudantes dedicam seus tempo com a cara voltada para os livros, objetivando melhorar de vida e dar sequência ao seu ciclo, almejando uma profissão e por ser árduo esse caminho, podem sim, por meio de ansiedade, esquecer de colocar tal frase. Isto se dá pelo fato do foco principal ser o de tentar responder as questões de uma prova trabalhosa e que exige uma resistência fora do normal.

Cabe ao Instituto, analisar que tal ação pode prejudicar pessoas que poderão conseguir êxito e por esse item, perder uma oportunidade de até mudar sua vida e de terceiros que o cercam.

Vale destacar que é de grande valia investimentos para mitigar fraudes, mas infelizmente a maior destas, pode estar instalada nos próprios bastidores.

Portanto, se a ausência dessa frase, a qual alegam ser pra segurança… então pra que serve essa identificação nos dois cadernos?

Responder

João talyson

> Tem razão amigo, após fazer a prova e conseguir um bom número de acertos, acabo de descobrir que serei eliminado por conta desta frase.

Responder

asdf

Uma dúvida. Se a frase for transcrita de maneira incompleta (exemplo: não colocar a última palavra), também será aplicada a penalidade de não correção?

Responder

Fernando

> A frase permitia a verificação grafológica, com o objetivo de checar se o autor da redação era realmente a pessoa inscrita

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *