Enem: Mudanças à Vista e Manutenção da Redação

O ano de 2018 está sendo decisivo para a educação brasileira como um todo. A Base Nacional Comum Curricular tomou corpo, assim como a Reforma do Ensino Médio e, consequentemente, mudanças estão sendo planejadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo a presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Maria Inês Fini, a prova de redação será mantida e o segundo dia de provas pode passar a ser específico, de acordo com o que o aluno cursou no Ensino Médio no seu novo formato (leia mais).

Tais alterações levarão um tempo para serem realizadas, já que as escolas também terão um tempo para se adequar às mudanças, porém queremos salientar a importância da manutenção da prova de redação do Enem, já que a linguagem é a base de todas as demais áreas do conhecimento.

Todos os alunos, independentemente da área que seguirão no futuro, usarão a leitura e a escrita no seu dia a dia acadêmico e profissional, seja lendo e escrevendo artigos científicos, relatórios, projetos, resenhas, dissertações, teses, resumos, ensaios, mensagens eletrônicas etc.

A prova de redação do Enem, além de avaliar a leitura e a escrita, também avalia outras capacidades, como por exemplo, seleção e recorte de informações, formulação de hipóteses e inferências, estabelecimento de relações entre diferentes áreas, intertextualidade, cumprimento da norma culta da Língua Portuguesa, letramento crítico, pontuação, ortografia, acentuação dentre outras.

Neste sentido, trata-se de um verdadeiro pente fino que, além de tudo, serve como avaliação do ensino da leitura e da escrita em prosa em todo o país. Por isso reafirmamos a importância da presença de uma prova de redação num exame com a abrangência do Enem, o segundo maior exame do mundo.

Falando nisso, as primeiras fases dos principais vestibulares estão acontecendo e em janeiro eles terão as respectivas segundas fases com as provas de redação e estaremos atentos a elas!

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas e do Curso Online do infoEnem. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
em>**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *