Enem guia mudanças curriculares no ensino médio

Com a divulgação dos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011, que revelou piora do ensino médio em 9 estados, o Ministro da Educação Aloisio Mercadante deu entrevistas e declarações informando que MEC planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas.

Segundo palavras do próprio ministro na tarde desta sexta-feira (17), em entrevista a um programa de rádio voltado para educação, “Precisamos de um novo currículo, mais flexível, menos fragmentado, tirando um pouco dessa sobrecarga de disciplinas” referindo-se as 13 disciplinas obrigatórias no ensino médio, que podem chegar a 19, contando as opcionais.

A ideia é que esta reorganização do currículo seja baseada nos conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que divide suas matrizes curriculares em quatro grandes grupos (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza) e difere do modelo atual que utiliza as disciplinas tradicionais. Conforme explica o secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, a proposta não é eliminar as disciplinas, e sim organiza-las e enquadra-las nas quatro grandes áreas.

As novas diretrizes do ensino médio, homologadas em janeiro deste ano, estabelecem que o Ministério da Educação encaminhe ao Conselho Nacional de Educação (CNE) uma proposta de novo currículo. O projeto será apresentado em consonância com o Plano Nacional de Educação, que prevê o direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes do ensino médio. Na próxima semana Mercadante se reunirá com os secretários de Educação com o objetivo de discutir os caminhos para articular a mudança.

 

Veja também:

0 Shares:
1 comment
  1. Em nossa escola de Ensino Médio ( Colégio Univap – Aquarius e Colégio Univap -Urbanova) já adotamos esse sistema, o qual é bem aceito por nossos alunos e por nossos docentes. Pertencemos à Universidade do Vale do Paraíba e já fazemos essa experiência há 10 (dez) anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like