Enem 2018 Tem Mais de 5,5 Milhões de Candidatos Confirmados

Em coletiva de imprensa concedida por volta das 11h da manhã desta terça-feira (29), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou dados oficiais das inscrições do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com os números, são mais de 5,5 milhões (5.513.662) de candidatos confirmados, o que representa 81,3% de um total de 6.774.891 inscrições registradas.

Vale mencionar que esta diferença entre número total de inscrições e número de inscritos é explicada pelos candidatos que não obtiveram a isenção e não pagaram a Guia de Recolhimento da União (GRU) que consiste no boleto do exame.

Confira outros detalhes interessantes referentes a fase de inscrições do Enem 2018:

  • assim como nas últimas edições, o sexo feminino continua representando a maioria, com 59,1% do total contra 40,9% do masculino;
  • com relação as faixas etárias, o maior grupo de participantes possui entre 21 e 30 anos (33,8% do total ), seguidos daqueles com 18 anos (17% ) e dos que possuem 19 anos (15,9%);
  • concluintes do ensino médio também são maioria, somando 58,6% do todo. 29,7% vão finalizar esta etapa escolar neste ano e 10,6% apenas após 2018 (chamados treineiros, que realizam as provas para autoavaliação e acúmulo de experiência);
  • o atendimento especializado teve 35.335 solicitações enquanto o específico contou com 15.084 pedidos, entre lactantes e outras condições específicas;
  • a quantidade de pedidos de uso do nome social será divulgada posteriormente, uma vez que o prazo para este tipo de requerimento ainda segue aberto (leia mais).

Quanto a localização, o Enem 2018 segue a tendência das últimas provas de ter duas regiões dominantes em números de candidato e uma que prevalece quando a comparação é por estados, conforme esclarece nota do próprio Inep:

Sudeste e Nordeste concentram a maioria das inscrições, 37% e 33%, respectivamente. Norte e Sul têm 11%, cada, e o Centro-Oeste tem 8% dos participantes. São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco são os estados com maior número de inscritos.

Balanço Referente aos Isentos do Enem

Além dessas informações, o representantes do Inep juntamente com membros do Ministério da Educação (MEC) revelaram outras estatísticas importantes, especialmente relacionadas a isenção da taxa de inscrição do valor de 82 reais.

Segundo divulgado, 3.521.181 de candidatos, mais de 63% do total de inscritos, foram beneficiados com a gratuidade por se enquadrarem em um dos quatro critérios que garantem o benefício (saiba mais aqui).

Destes, 39,7% foram beneficiados pela Lei 12.799/13, que isenta candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e possuem renda familiar máxima de 1,5 salário mínimo por pessoa. Outros 19,2% obtiveram isenção automática por concluírem o ensino médio em 2018 em escolas da rede pública. 4,7% conseguiram a isenção por participarem do CadÚnico – Programa de Cadastro Único do Governo Federal – que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por fim, os 0,13% referem-se aos participantes que atingiram a nota mínima para certificação no ensino médio por meio do Exame Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2017.

Fonte: Portal MEC

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *