Enem 2018: Resultados da Prova de Redação

Os dados e resultados da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), primeira aplicação, saíram há mais ou menos dez dias. Um total de 4,1 milhões de textos foram corrigidos e somente 55 deles receberam a nota máxima de mil pontos, um pouco mais do que no Enem 2017.

Em contrapartida, houve uma grande queda no número de dissertações-argumentativas que receberam nota zero, lembrando que desrespeitar os Direitos Humanos não zera mais a redação no Enem. Dentre os motivos para as anulações no exame de 2018, estão: textos em branco (1,12%), fuga do tema (0,77%) e cópia de texto motivador da coletânea textual (0,36%). Em 2017, por exemplo, 5% dos textos zerados haviam fugido do tema.

Em relação a nota média das redações, passou de 558 para 522,8. Isso pode ser explicado pelo tema (manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet), que pegou muitos participantes de surpresa, além da estrutura da prova que, como apontamos, poderia estar melhor.

Um dado interessante é que das 55 redações que obtiveram nota máxima 42 foram escritas por mulheres e a média de idade dos participantes deste grupo é de 18 anos.

Esse é o meu último texto publicado no portal infoEnem. Chegou o momento de me despedir do portal e de vocês, queridos leitores. Infelizmente, devido a outros compromissos profissionais, preciso abdicar da coluna de redação na qual escrevi semanalmente por quase seis anos.

Gostaria de agradecer a confiança e a parceria do portal durante todo este tempo e agradecer a confiança e a atenção de todos os leitores. Obrigada por todas as mensagens, e-mails, comentários, sugestões, críticas e elogios. Aprendi muito ao longo deste período.

Obrigada e até!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas e do Curso Online do infoEnem. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *