Enem 2018: Candidatos Podem Denunciar Fake News

Os candidatos poderão denunciar fake news – notícias falsas – sobre a redação e as provas do Enem 2018. O anúncio foi realizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) durante Press Kit com informações essenciais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio realizada nesta quarta-feira (31) em Brasília.

Na oportunidade, o atual Ministro da Educação Rossieli Soares e a presidenta do Inep, Maria Inês Fini, alertaram para que os milhões de inscritos no teste não caiam neste tipo de boato e não deixem que isso tire sua concentração nos dias que antecedem este primeiro domingo de provas (04 de novembro) e o segundo, no dia 11.

Um exemplo de fake news que já tomou as redes sociais e internet nesta edição é que se repete ano após ano é que de o exame será adiado, como o caso do suposto cancelamento da avaliação no Estado do Acre, conforme divulgado no site oficial do Inep:

Circula nas redes sociais e em mensagens de whatsapp uma imagem informando que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 no Acre teriam sido adiadas por causa de uma nova greve de caminhoneiros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirma a aplicação do Exame em todas as unidades da federação neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro. A imagem é #FAKE. Apenas os portais e redes sociais do Ministério da Educação e do Inep são fontes oficiais de informações sobre o Enem.

Segundo os representantes do Inep e do Ministério da Educação (MEC), essas notícias levianas podem ser facilmente identificadas através da fonte de onde vêm. A orientação é para que sejam consideradas pelos estudantes apenas informações dos canais oficiais dos órgãos do governo na internet e na mídia social, os quais divulgamos nesta matéria.

Como Denunciar Uma Notícia Falsa?

Qualquer pessoa que identificar uma dessas notícias falsas e que estiver inscrita para prestar as provas do Enem 2018 poderá realizar a denúncia basicamente de três modos diferente, veja:

  • Página do Participante: no sistema online do Inep, neste endereço eletrônico, após realizar login com seu número de CPF e senha;
  • Aplicativo do Enem: disponível para os sistemas operacionais móveis Android e IOS, que pode ser baixado nas respectivas lojas virtuais aqui;
  • Central de Atendimento do MEC: os participantes podem também entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161, lembrando que a ligação é grátis e deve ser feita de um telefone fixo, com horário de atendimento das 8h às 20h.

Para finalizar, Maria Inês reforça o pedido para que os estudante se atentem para as fake news e as denunciem, de forma a auxiliar o Inep a desmentir oficialmente cada uma dessas inverdades (como foi realizado no suposto cancelamento do exame no Acre) e garantir tranquilidade a todos os envolvidos.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *