Enem 2017 Aumenta Segurança no Sistema de Recuperação de Senha

Como já havia anunciado no início deste ano (veja a matéria), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) promoveu mudanças e tornou mais seguro o sistema de recuperação de senhas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017).

Ao invés de permitir ao candidato fazer a alteração no próprio sistema, bastando inserir alguns dados solicitados, como ocorria na recuperação de senha do Enem 2016, agora o Inep envia uma mensagem de texto no celular (SMS) ou e-mail para o endereço eletrônico cadastrado com uma senha provisória. Posteriormente, o candidato realiza o acesso com a nova senha e depois pode alterá-la.

A mudança foi motivada especialmente por um surto de invasão que de internautas em um fórum anônimo, que aproveitaram justamente a brecha de segurança do sistema do ano passado. Com isso, tiveram acesso a contas de inúmeros candidatos e conseguiram “furtar” a senha e acessar sua área no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), alterando inclusive opções de inscrição destes estudantes.

Além do Sisu, a senha do Enem também é solicitada para outros programas de acesso ao ensino superior – Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) -, bem como eventos importantes relacionados ao exame: acompanhamento da inscrição, consulta ao cartão de confirmação de inscrição, resultados com notas individuais e espelho da correção da redação.

Caso precise recuperar a senha do Enem 2017, veja como fazê-lo seguindo as orientações deste post tutorial feito pela equipe do Portal infoEnem.

Confira Dicas Para Manter uma Senha Segura

Os candidatos podem seguir alguns passos básicos para criar uma senha relativamente “forte” (difícil de ser burlada) e guardá-la em segurança. Confira.

  • Evite repetir usar a mesma senha que usa para outras contas pessoais, como e-mail, internet banking etc.;
  • Fuja também de senhas clichê como iniciais do nome seguidas da data de nascimento, entre outras;
  • Apesar do sistema de inscrições do Enem exigir o mínimo de 6 caracteres, quanto maior a senha maior será sua força. Portanto, recomendamos que utilize o máximo de 10 caracteres, entre letras e números;
  • Se anotar a senha em um papel, guarde bem em local que apenas você terá acesso;
  • Se preferir anotar no celular, tablet ou computador, a recomendação é usar programas de gerenciadores de senha, a exemplo de serviços gratuitos como Keeper e LastPass, por exemplo.
Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *