Enem 2016 – Veja Como Pedir Isenção da Taxa de Inscrição

Ontem, 9 de maio, tiveram início as inscrições para o Enem 2016. Além de fazer todo o procedimento online no sistema do Inep, até a data limite de 20 de maio, os estudantes devem pagar a taxa de R$ 68, com exceção daqueles que estão concluindo o ensino médio neste ano na rede pública de ensino.

No entanto, os candidatos que não dispõem deste valor para confirmar sua participação no exame podem solicitar a isenção da taxa, por meio da declaração de carência, conforme a Lei 12.799 ou o Decreto nº 6.135. Estes definem que o beneficiado deve estar inscrito no CadÚnico, instrumento de identificação e caracterização sócio-econômica das famílias brasileiras de baixa renda.

Para pedir a isenção no sistema de inscrições do Enem, primeiramente acesse o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. Se você ainda não realizou sua inscrição no exame, siga as orientações desta matéria até o passo 8, quando deverá clicar no botão referente a declaração de carência.

carencia

Caso já tenha realizado sua inscrição, basta acessar o link anterior, entrar em “Página do Participane” e logar com seu CPF e senha cadastrada. Se você havia gerado o boleto referente ao Guia de Recolhimento da União (GRU) por engano, terá a disposição o botão “declarar carência”. Basta clicar nele e depois confirmar.

Após o procedimento, o sistema irá ratificar a isenção da taxa com a mensagem “Inscrição concluída com sucesso”, informando também todos os outros dados referentes a sua inscrição.

É importante alertar, conforme o Edital do Enem 2016, que o Inep reserva-se o direito de auditar a solicitação de isenção de taxa de inscrição e exigir, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada, sob a pena de eliminação do candidato no exame em caso de não comprovação.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




102 Comentários

jessiane

fiz a incrição do enem ta dando txa indefeido , estou no 1 ano de escola publica sou de baia rende o que posso fazer?

Responder

aline almeida merces

minha mae fez minha inscrição errada por que tenho o número do NIS e agora gerou boleto e não consigo pede taxa de isenção o que posso fazer antes eu conseguia corrigir e agora não mais.

Responder

Watson

> isso aconteceu comigo também

Responder

Heloany

Aconteceu o mesmo comigo , tenho direito a isenção de acordo com a lei, mas marquei a opção errada. E não tenho como pagar o Enem , pois estou desempregada e minha família tem baixa renda e o site não permite você corrigir todas as suas informações para poder exercer seu direito. Parece ate que não poder fazer isso é proposital.

Responder

Edivaldo Ramos

eu declarei carencia, e fui avancando ai no final apareceu “Inscrição concluída com sucesso.” isso quer dizer que deu certo e eu não vou precisar pagar? e outra coisa na pagina do participante pediu para imprimir a página, mas eu não sei o que fazer depois que eu imprimir por favor me ajudem.

Responder

Isabela

Olá! Cliquei adquiri (gru) mais sou de familia de classe baixa e n tenho como pagar, mas quando clico solicitar carência aparece carência indeferirda como posso resolver isso?

Responder

Andreia

> aconteceu o mesmo comigo não sei o q fazer

Responder

Plinio

> bom dia galera..
nem todas as inscrições irão ter sucesso, pois a direção do enem tem analisadores que ficam modificando o procedimento, eu também sou de baixa renda e o melhor meio de ganhar a isenção do enem é colocando o numero do NIS OU NIT, PELO SITE que vcs podem gerar vocês mesmo https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/login.xhtml

Responder

Lucinara

> como faço ? Explique?

Responder

neide

gerei boloto. mais eu o nis e agora?

Responder

Gabriele

Eu acabei colocando a opção errada na inserção da taxa e agora tenho que pagar, mas tenho direito na inserção pois estudei a vida toda em escola pública, Não sei o que fazer

Responder

Lais

entre pela pagina do participante com seu CPF e senha e clique na opção alterar dados – provavelmente estará no canto esquerdo da tela – Veja se consegue mudar por lá, eu não sei se pode dar certo pq a minha inscrição não passou por esse estágio… espero ter ajudado !!

Responder

josiane

> tbm o mesmo comigo

Responder

brisa

> na pagina do participante aonde aparece pra imprimir o boleto quando você desce essa pagina toda aparece solicitar carência lá você consegue mudar (foi assim q eu consegui e já estava desesperada)

Responder

Cibele Ramos

> Aconteceu o mesmo comigo, entrei em contato com o MEC , falei com uma atendente (que por sinal foi muito arrogante –‘), e não é possível modificar o cadastro depois da GRU gerada.
Me enquadro na lei 12.799 e estudei somente em escola pública, mas pelo que entendi, além disso é preciso ter o CadÚnico. Me ferrei “/

Responder

Jessica Fontes Partezani

Eu consegui preencher tudo para conseguir fazer o exame, mas devo ter clicado errado tentei voltar para retificar o processo mas agora não estou conseguindo. O que eu faço pois eu não tenho condições de pagar o Enem?

Responder

Valdimara

> aconteceu o mesmo cmg

Responder

Nycolas

> se você obtiver uma ajuda, também quero fazer pois preenchido errado!

Responder

alessandro

> mesma coisa comigo ajuda ai alguem, por favor

Responder

Lais

> Tente entrar pela pagina do participante com seus dados e clique na opção alterar dados, veja se algum deles permite que mude a questão do pagamento, eu não tenho certeza se vai dar certo pois o meu é do 3 ano e eles fazem o processo automaticamente e dai acabo não conseguindo explicar com detalhes, mas tente.. pode dar certo
Espero ter ajudado

Responder

Patricia Nataly Santos Oliveira

> Também marquei a opção errada, liguei no 0800 e a menina falou que nao tem como mudar , que essa é uma das opção que nao tem como corrigir. Achei um absurdo! Agora, mesmo que me encaixando no requisito da renda per capta e de ter estudado a vida toda em escola publica vou ter que pagar!

Responder

Andreia

> aconteceu o mesmo comigo liguei no 0800 a moca abriu uma demanda ,só q não sei se vão resolver

Responder

ivina

ola meu nome é ivina tenho 17 anos sem querer cliquei adquiri gru mais sou de familia de classe baixa e n tenho como pagar , mais quando clico solicitar carencia aparece carencia indeferirda como posso resolver isso ?

Responder

Lucília layla

> tbm estou com esse problemão

Responder

eliza

Efetuei minha inscrição no modo baixa renda e meu pedido foi indeferido porque eu não sei, sou aluno de escola pública e baixa renda para completar a miséria do sujeito, tentei trocar para colocar o ícone da lei 12799 não pode. eles querem pelo fim da força que você pague 82 reais por uma inscrição. Se alguém puder me ajudar com uma informação plausível para eu reverter a situação agradeço.

Responder

Dayane

Eu declarei carência e eles mostram que minha condição socioeconômica não atende aos requisitos, mas o meu pai está desempregado e estamos sem renda nenhuma. O que faço ?

Responder

Morgana

Olá, pedi a taxa de insenção, mas a declaração de que estudo numa escola particular com bolsa veio com um erro de dígito e consta que estou no primeiro ano, quando estou no terceiro. Terei que fazer outro?

Responder

elizabeth vitoria bitencourt reis

boa noite fiz minha incrição mais coloquei pra pagar boleto sendo que eu deveria declarar carencia , no entanto não fiz o pagamento como faço para provar que sou bolsista numa instituição particular e fazer a prova

Responder

carla

Gostaria de cancelar uma inscrição no emen. não modificar, cancelar a inscrição como proceder?

Responder

Gabriela

> da pra mim seu cadastro então linda

Responder

ana marcia de mattos

> OLÁ GABRIELA SEM QUERER BOTEI QUE NÃO ERA CADUNICO E FOI GERADO UM GRU O QUE FAÇO PARA ALTERAR

Responder

neide

> no meu gerou boleto mais eu tenho o nis e agora?

Responder

Vitoria Gabrielly

Minha mae pos meu numero de identidade errado,o que eu faço?

Responder

Mariana

ola, fiz minha inscrição para o ENEM, pois me esqueci de pagar o boleto, como faço

Responder

Layane Ramos

Olá, eu fiz a minha inscrição do enem e pedi carência mas não apareceu lá se fui ou não insenta.

Responder

ajodaid

> se na sua inscrição aparece ”inscrição concluída com sucesso” é por que você foi isento

Responder

david

> ja no meu declarei carência, nao foi confirmado e nem saiu o local de prova. Eu estava louco para realizar a prova estudei bastante pra no fim ficar na merda…

Responder

Michele

> em 2015 fiz minha inscrição mais não compareci, esse ano fiz declarei carência e agora chegou um email me informando que por falta de ausência no ano passado era pra mim ter pagado a taxa, mais no momento da inscrição não informaram nada e agora como vou gerar boleto ? perdi mais uma vez

Responder

Júlia

Eu e meus pais estamos desempregados, portanto, não temos renda, eu solicitei a isenção da taxa, mas até agora não foi dito onde devo fazer a prova. Eu vou usá-la para concluir o ensino médio e preciso saber se fiz algo errado, não posso perder essa prova, e atrasar meus estudos por mais um ano.

Responder

Thiago

Não consigo trocar . … gerei boleto mas queria trocar por isenção nao deu certo nao tem esse botao no site !

Responder

alex glaudecir brum

quero pagar a taxa inscrição mas errei no preenchimento como pagar a gru após o prazo

Responder

Isnandy dos Santos Coite

Fiz a inscrição e não apareceu o botão de carência! O que eu faço, preciso do Enem para conseguir o que quero ate mesmo porque estou a busca do meu futuro apos termina o 2º grau completo. Por favor peço que a diretoria maior pense nesses casos e de uma segunda chance possível , com a extençao da data de pagamento para ajudar aquele que tiveram problemas no momento de se inscrever.

Responder

Cilene

fiz a inscrição mas não aparece o botão declarar carência …o que faço? não aparece no canto direito também este botão que foi dito nos comentários??

Responder

kassia

olá errei minha inscrição ,escolhi a opção de carência errada como faço para cancelar ?

Responder

escarlet martins

Ja terminei os estudos e declarei carência so que não apareceu a pagina pra responde como eu faço ?e tbm se nao for aceito vou pode pagar o gru ate o prazo ?

Responder

Pedro

Como?

Responder

Pedro

Acabou hoje o tempo de inscrição e fiz 2 cadastro o meu e de minha irmã o meu e o dela eu pedir o GRU mas eu entrei agora eu consegui declarar carência mas eu não consegui um já passou do horário como faço que eu tenho fazer ou não tem outra maneira

Responder

lucas

fiz a inscrição mas não aparece o botão declarar carência …o que faço? não aparece no canto direito também este botão que foi dito nos comentários

Responder

lucas

fiz a inscrição mas não aparece o botão de declarar carência… o que faço???

Responder

Gleyce

Não coloquei o numero do Nis e agora tou preocupada,e com a duvida se edito novamente minha inscrição? Me ajudem

Responder

hevelyne

Sou estudante de ensino médio, mas não estou no último ano ainda, e sem querer cliquei em gerar GRU, o que faço agora?? tem como mudar?? me ajudem!

Responder

vanusa

> Tambem fiz isso agora nao sei oq faço ..
Será que vamos ter que pagar?

Responder

karina

Como saber se o pedido de insenção da taxa de inscrição foi aceito? URGENTE!

Responder

rosangela da silva cabral

> ola fiz minha incricao mais nao veio boleto pra mim pagar o que devo fazer ?

Responder

flávia

errei o número do meu nis, já confirmei a inscrição como corrigir para não pagar a taxa?

Responder

fábia

fiz a inscrição com isenção da taxa ,tenho o numero do nis, e saiu q a inscrição foi concluída com sucesso! isso significa q fiquei isenta da taxa? por favor ajude eu entender?

Responder

Dawason Gomes

É a primeira vez que vou fazer o enem, mas eu era exento da taxa de inscrição, mas eu apertei errado e apreceu GRU pra mim pagar e imprimir o boleto, como eu faço? me ajudem por favor

Responder

jessica

ME AJUDEM!
Eu não tenho bolsa família nem outro programa do governo, porém não tenho condições de pagar a taxa, fiz a inscrição e declarei carência, não vou poder fazer a prova por não estar inclusas nesses programas?

Responder

kika

Quem colocou carência de família de baixa renda e não possui NIS, entre em cancelar carência no fim da pagina no canto direito (esta em laranja) e depois clique em declarar carência, vc poderá arrumar lá, eu fiz isso com medo, mas deu certo! pode fazer sem problema algum!

Responder

Dani

Olá, já tenho a inscrição e ainda não paguei, fiz o ENEM ano passado e consegui meia bolsa pelo PROUNI, mas tô sem dim pra pagar a taxa de inscrição desse ano, será que eu consigo pedir Carência ? Alguém me responde urgente poor favor ??

Responder

Natalia

Eu na hora do preenchimento apertei em GRU em vez de carência o que eu faço?

Responder

Vinicius

E se eu não tiver cadastro (CadUnico) eu recebo a isenção, no estado da inscrição está confirmada, isso significa que eu consegui a isenção?

Responder

SIL

> TAMBÉM QUERO SABER ISSO, POIS NÃO SENHO CADUNICO, MAS SOU DE BAIXA RENDA

Responder

Jessy

Pedi inserção, estudo em escola do governo desdo 1° ano, estou no segundo, minha família recebe o valor de um salário mínimo e pouco, so uma pessoa aqui trabalha, como taxista, não tenho NIS será que pode ser cancelada? E se for é eu não pagar, não posso fazer a prova nos outros anos?

Responder

marcia

declarei carencia como saber se a carencia foi aprovada?

Responder

jose

> Conclui minha inscrição e errei, posso refazer e pedir isenção de pagamento.

Responder

Francy

Pessoal ajudem-me, eu fiz minha inscrição e gerei o GRU e paguei, fiquei acompanhando a minha inscrição e ela não era confirmada. com medo da não confirmação, entrei no site e solicitei a isenção, depois de ter pago a taxa. Mas sou de família de baixa renda.
queria saber se tem algum risco de ser eliminada do processo?
Por favor ajudem-me!

Responder

RENATO

>MOSSO COMO VC CONSEGUIU ALTERAR PARA INSEÇÃO DE TAXA?

Responder

Sândila

Boa tarde! Eu Gerei o Gru sem querer,posso pedir a incisão de taxa?,pos foi por engano,e tou com medo de apertar declarar carência e depois eu ser eliminada do Enem,preciso urgentemente da resposta?

Responder

João Victor

>Sem querer eu marquei a opção gerar GRU, por favor alguem me ajuda não acho a opção “declarar carencia” alguem deixa um print onde fica essa opção. ME AJUDEM POR FAVOR ESTOU DESESPERADO

Responder

Franciele Ribeiro

> João Vitor,tu conseguiu??

Responder

kika

a op-ção fica na direita no final do pagina, deve estar como cancelar gru

Responder

Sândila

Boa tarde! Eu Gerei o Gru sem querer,posso pedir a incisão de taxa?,pos foi por engano,e you com medo de apertar declarar carência e depois eu ser eliminada do Enem,preciso urgentemente da resposta?

Responder

Helio Rafael

> Pode sim…desça a barra até o final e verifique no canto direito da tela o botão ” Declarar Carência”.

Responder

Miguel Matos

Preciso de ajuda por favor. Não encontro o campo onde eu possa pedir isenção da taxa de inscrição do enem. Vou concluir o ensino médio esse ano, me ajudem. Obrigado.

Responder

Ana

> quem estuda ja vai automaticamente não aparece pedido de carência

Responder

daniel

gerei GRU sem querer,o que eu faço agora

Responder

Thalita

Se o meu cadastro do bolsa familia não estiver atualizado,eu posso usar o meu numero do nis mesmo assim?Ou devo atualizar primeiro

Responder

Andressa Negri de Almeida

Eu pedi a Isenção da taxa, mas eu marquei a opção que não precisa do NIS, corro algum risco de ter a inscrição anulada?

Responder

kika

> entre em cancelar carência no fim da pagina no canto direito e de pois clique em declarar carência, vc poderá arrumar lá, eu fiz isso com medo, mas deu certo! pode fazer sem problema algum!

Responder

ezio

Declarei carência mas não informei que possuo nis tem algum problema?

Responder

marcos vinicius

cliquei errado e não declarei carência, tem como mudar?

Responder

ANDREA PRAZANI

> TEM COMO MUDAR É SO CLICAR EM CANCEER CARENCIA E DEPOIS IR NO LINK E DECLARAR CARENCIA DE NOVO

Responder

André Luiz

> eu não estou achando o botão de CANCEER CARENCIA ou algo assim, foi o que disseram, mas onde está ele???

Responder

kika

> canto direito final da tela, esta em laranja

Responder

RAFAEL

> Caso já tenha realizado sua inscrição, basta acessar o link anterior, entrar em “Página do Participane” e logar com seu CPF e senha cadastrada. Se você havia gerado o boleto referente ao Guia de Recolhimento da União (GRU) por engano, terá a disposição o botão “declarar carência”. Basta clicar nele e depois confirmar.

Após o procedimento, o sistema irá ratificar a isenção da taxa com a mensagem “Inscrição concluída com sucesso”, informando também todos os outros dados referentes a sua inscrição.

Responder

Vinicius Bernardi

Eu gerei o GRU por engano! Onde fica esse botão, Rafael? Não estou achando na pagina do participante!

Responder

ju

> não tem esse botão, não tem como voltar e agora?

Responder

Kléber Pires

> Rafael, eu declarei carência e solicitei isenção da taxa de inscrição. Mas eu não consegui o número do NIS. Coloquei a opção “Não” onde solicitou o número do mesmo. Corro o risco de ter o pedido de taxa indeferido?

Responder

Wesley

Aconteceu o mesmo comigo, estou preocupado…

Responder

Eliza

> Muito Boa sua Informação , se não tivesse sua informação como a de Joice eu não sei o que seria de mim

Responder

joice

Entre na area de acompanhamento de inscrição,você pode alterar os dados e pedir cancelamento do pedido de isenção.

Responder

beto

eu sou de familia de baixa renda, ai, quando cliquei na opção apareceu para eu informar o nis. eu não sei se tenho esse nis. eu seguir em frente sem o numero de nis. há algum problema?

Responder

Jessica

> NIS é tipo um número de cadastro da Caixa. Geralmente quem têm, é cadastrado em algum programa social. No meu caso, o número se encotra no cartão do Bolsa família, daí pus lá na inscrição do ENEM, e pronto, automaticamente eles têm um balanço socioeconómico da minha família

Responder

melo

> Tem algum problema não informar o numero do nis?

Responder

RAFAEL

> Não tem problema, pois ano passado eu pedi a isenção, e fiz normal..eles nem olham nada…

Responder

brian

> eu preenchi esse dado, mas o cartão está no nome da minha mãe, existe algum problema?

Responder

raiane

tem algum problema eu declarei carência e coloquei o numero do nis (bolsa família) da minha mãe ?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *