Enem 2016 Teve 768 Eliminados e Operações da PF em 8 Estados

A primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), realizada neste final de semana, 5 e 6 de novembro, teve 768 candidatos eliminados por irregularidades e também operações da Polícia Federal (PF) contra fraude em 8 estados.

Entre as eliminações, a maioria se deu pelo fato do concorrente portar equipamento eletrônico (641). Outras 120 desclassificações foram registradas pelos detectores de metais, enquanto o restante ocorreu por ausentar-se do local antes do horário permitido, utilizar impressos, recusar-se a coletar impressão digital e não atender orientações gerais dos fiscais.

Além disso, os dois dias de exame também foram marcados por ações deflagradas pela PF contra esquemas de quadrilhas e tentativas de fraudes. As operações “Jogo Limpo” e “Embuste” ocorreram nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá, Pará e Minas Gerais.

Com a cooperação do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – e do Ministério Público Federal, a PF cumpriu, simultaneamente, 50 mandados judicias e desarticulou tentativas de repassar as respostas das questões do Enem por meio de uma central telefônica via celular.

Confirmada a fraude e, dependendo de cada caso, os acusados poderão responder por crimes contra a fé pública, o patrimônio, a paz pública, estelionato, uso de documento falso e fraude em certame de interesse público, entre outros.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *