Enem 2016: Provas Começam a Ser Transportadas Para Interior do Brasil

De acordo com matéria publicada pela Assessoria de Comunicação Social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os 18 milhões de cadernos de provas impressos do Enem 2016 começaram a ser transportados hoje do batalhão do exército para inúmeros pontos de armazenamento no interior de todo o Brasil.

A autorização da solicitação do serviço de expedição dos 77 mil malotes foi assinada na manhã desta quarta-feira (05), faltando exatamente um mês para o primeiro dia de provas, pela atual presidenta do Inep, Maria Inês Fini (imagem).

O transporte será realizado por caminhões dos Correios que, durante cada trajeto, serão sempre escoltados por viaturas da Polícia Rodoviária, para garantir a segurança. Após a chegada a seu destino, os carregamentos permanecerão armazenados em pontos estratégicos sob a proteção do Exército Nacional.

malotes_provasPosteriormente, as vésperas da aplicação do exame, que ocorrerá no final de semana dos dias 5 e 6 de novembro, as avaliações impressas serão distribuídas para os locais e salas de provas.

Ainda segundo dados publicados pelo Inep, além dos malotes e milhões de provas, o Enem conta também com 1.727 municípios e 17 mil locais aplicação, que envolvem 6,1 mil rotas de distribuição percorrendo 309 mil Km.

Todo esse procedimento para promover a logística segura do exame é fundamental, pois em momentos cruciais como este, possíveis falhas podem acarretar vazamentos e fraudes, que posteriormente podem invalidar toda a edição do exame, prejudicando os milhões de candidatos e causando escândalos, como já ocorreu em outros anos.

Divisão dos Cadernos Por Dias e Cores

Também por medidas de segurança, para dificultar e evitar tentativa de “cola” dos candidatos durante a realização das provas, o Enem traz 8 cadernos distintos nos dois dias de avaliação. Nas edições anteriores a divisão foi feita por cores, sendo Azul, Rosa, Amarelo e Branco no dia 1, e Azul, Rosa, Amarelo e Cinza no dia 2.

Cada cor de caderno traz ordem diferenciada das questões e consequentemente um gabarito distinto, sendo que nunca um candidato receberá a mesma prova do seu concorrente da frente ou de trás.

Fonte: portal.inep.gov.br

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *