Enem 2014 terá mais de 15 mil candidatos idosos

Devido às diversas oportunidades que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferece quando o assunto é o ingresso no ensino superior, evidentemente que a maioria os participantes são jovens.

Entretanto, com tantos participantes inscritos (mais de 8,7 milhões) e a possibilidade de retirar o certificado de conclusão do ensino médio, o exame apresenta também um número significativo de pessoas acima de 60 anos que irão realizar as provas nos dias 8 e 9 de novembro.

Para se ter uma ideia, nesta edição de 2014, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 15 mil idosos confirmaram sua inscrição no exame. Ainda de acordo com dados divulgados pelo Inep, tal número vem crescendo ano após ano. Em 2013, essa faixa etária totalizava 10,9 mil participantes. Em 2009, ano da reformulação do exame, os idosos não somavam nem 5 mil. Em outras palavras, podemos dizer que nas últimas 6 edições, houve um aumento superior à 200% dos candidatos acima de 60 anos.

Vale ressaltar que, além da possibilidade de retirada da certidão de conclusão do ensino médio destacada anteriormente, outros programas do governo, como o Prouni e o Fies, acabam atraindo a atenção dessa faixa etária. Outra possibilidade são as vagas para o ensino técnico, que também começaram a serem oferecidas para os participantes do exame, neste caso via Sisutec.

Interessante notar que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),o percentual de idosos no país deve passar dos 13% atuais para 34% até 2060. Evidentemente que esse provável crescimento deverá ter reflexo nas próximas edições do Enem também.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *