Enem 2012 terá duas edições

A partir de 2012, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá duas edições por ano. Através desta medida o Ministério da Educação pretende minimizar os problemas ocasionados pelas falhas apresentados nas edições anteriores, além de diminuir a quantidade de alunos que perdem a prova por algum motivo.

O exame ganhou força em 2009 com alteração do formato da prova, que passou a contar com 180 questões aplicadas em dois dias, e em 2010 consolidou-se como principal forma de ingresso nas universidades públicas, após a criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Entretanto, a organização do Enem não evoluiu da mesma maneira que sua importância, pois como bem sabemos, além do problema do vazamento e anulação de questões, a taxa de abstenção do exame ainda é muito alta. Só nesta edição de 2011, 26,4% dos inscritos (equivalente a mais de 1 milhão) não se apresentaram para realizar a prova.

Com a realização de 2 edições por ano, o MEC pretende diminuir essa alta taxa de abstenção , além de dar mais uma oportunidade aos estudantes que não puderam comparecer a uma das provas. O Ministério prevê ainda que o Enem seja obrigatório para os alunos que estão em fase de término do Ensino Médio.

As provas da primeira edição, o Enem 2012.1, acontecem nos dias 28 e 29 de abril. Já a data das provas da segunda edição, o Enem 2012.2, ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do exame nos anos anteriores. Por conta disso, é possível que as provas do ENEM 2012.2 sejam aplicadas em novembro.

O formato do exame permanecerá o mesmo que vem sendo utilizado desde 2009, a redação mais 180 questões, divididas nas 4 áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além de linguagens, códigos e suas tecnologias.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *